As principais constelações existentes são Andrômeda, Cruzeiro do Sul, Ursa Maior, Ursa Menor, Cão Maior, Cão Menor, Pégaso, Fênix e Constelação de Órion.
A estrela mais importante do Universo: palestra no observatório abordará o Sol. ... Ele falará sobre as principais características do Sol – a estrela mais importante do Universo, pelo menos para nós.
Maiores estrelas do universo
O Sol
As estrelas são grandes esferas formadas por plasma aquecido a milhares de graus. Seu formato deve-se à sua gravidade, que aponta em direção ao núcleo da estrela. Estrelas são grandes esferas de plasma, mantidas por sua própria gravidade.
Todas as estrelas que vemos a olho nu pertencem à Nossa Galáxia. Dentre as cerca de 100 bilhões de estrelas que formam a Nossa Galáxia, exite um grupo de estrelas que estão razoavelmente mais próximas de nós que as demais estrelas da Galáxia. Esse grupo de estrelas recebe o nome de Grupo Local de Estrelas.
O que aqui temos, no caso da alegada estrela da manhã, é o planeta Mercúrio, o qual está atualmente mais afastado do Sol, visto aqui da Terra. Por mera coincidência, Mercúrio em órbita solar está fisicamente na sua maior aproximação ao Sol. No caso da estrela da tarde temos, de facto, o planeta Vénus.
Podemos pegar nas estrelas ou encostar nelas ? Com exceção do Sol que também é uma estrela, as demais estão muito longe e chegar até elas ainda está completamente fora das possibilidades tecnológicas da humanidade. ... Portanto não é possível fisicamente tocar-se em uma estrela como o Sol.
A luz das estrelas distantes demora milhares de anos para chegar até a Terra mas, ainda assim, qualquer astro que você enxerga a olho nu está perto demais para ter morrido. Os astros mais brilhantes ficam a míseros 500 anos-luz da Terra. Ou seja, sua luz passa 500 anos viajando antes de ser vista.
O brilho das estrelas é ofuscado durante o dia pela luz do Sol que é a estrela mais perto da Terra. Por isso, percebemos as estrelas no céu somente à noite, mas elas permanecem lá durante o dia.
Vénus
Os planetas Vênus e Mercúrio estão visíveis a olho nu no céu da Terra nestes dias. Isso significa que você conseguirá observá-los sem precisar de grandes esforços.
Mais afastados, os quatro gigantes gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são os componentes de maior massa do sistema logo após o próprio Sol....Sistema Solar.
Estes são alguns dos eventos astronômicos que vão acontecer em outubro, mês cheio de atrações para quem gosta de olhar para o céu. O ano de 2020 tem sido interessante para os amantes da astronomia. Já tivemos Superlua, eclipse anular do Sol e o cometa Neowise, sem falar nos registros de meteoritos explodindo no céu.
Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos. Já houve uma lua cheia no dia 1º de outubro e, no final do mês, poderemos ver a segunda.
Confira! Essa Lua ocorre em 9 de março e é a próxima superlua deste ano. O fenômeno faz com que ela seja 14% maior e 30% mais brilhante ao olho humano. Esse nome foi dado devido ao período em que as minhocas (worms) começam a aparecer e os pássaros fazem delas sua alimentação.
30 de novembro