O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-esposa, com hífen.
anti-herói – anti-higiênico – co-herdeiro - extra-humano – pró-hidrotópico – sobre-humano... # Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen.
É um sinal gráfico usado normalmente em português para unir elementos de palavras compostas ou derivadas por acréscimo de prefixos ou sufixos aos radicais (guarda-chuva, couve-flor, etc). O hífen também é utilizado para ligar verbos aos pronomes e para separar sílabas de palavras (ca-sa-men-to, por exemplo).
Portanto, o correto é pós-cirúrgico, com hífen. Acompanhe os exemplos. - É importante pedir orientações ao médico sobre os cuidados necessários durante o período pós-cirúrgico. - Ao término da cirurgia, a equipe de enfermagem entrará em contato para informar sobre o encaminhamento pós-cirúrgico.
No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.
re·cém·-ca·sa·do do. Que ou aquele que é casado há pouco tempo. Plural: recém-casados. Plural: recém-casados.
Com o Acordo Ortográfico, a palavra «recém-nascido» escreve-se com ou sem hífen? A forma correta é recém-nascido, com hífen. O uso do hífen é obrigatório em palavras compostas iniciadas pelo elemento recém. Esta palavra não sofre qualquer alteração com o Acordo Ortográfico.
Além, aquém, bem, ex, super, pós, pré, pró, recém, sem, sota, soto, vice e vizo sempre exigem hífen, como em recém-formado e além-túmulo. Com mal, deve-se usar o sinal diante de palavras iniciadas pela consoante H ou por vogal, como ocorre em mal-humorado e mal-estar.
A forma correta de escrita da palavra é recém. [...] Devemos utilizar o advérbio recém sempre que quisermos referir algo recente, que ainda agora aconteceu, quase neste instante.
Significado de Recém De maneira recente; que ocorreu pouco antes; recentemente. [Gramática] Empregado de maneira generalizada, principalmente, como prefixo que se liga a uma palavra no particípio: recém-chegado.
1. Arecem. Agora pouco; minutos atrás.
Significado de Recém-chegado substantivo masculino Algo ou alguém que chegou há pouco tempo; recém-vindo: os recém-chegados foram recebidos no aeroporto.