A infecção ocorre principalmente pela água e alimentos contaminados, pela falta de higiene e pelo contato com vômito ou fezes de pessoas que têm a bactéria. Dentro do organismo, ela se instala no estômago e pode causar gastrite e úlceras. Muitas pessoas, no entanto, convivem com a H. pylori e não apresentam sintomas.
O corante de Giemsa é um corante de esfregaço de sangue clássico para esfregaços de sangue periféricos e amostras de medula óssea.
O tratamento para gastrite crônica é estabelecido pelo gastroenterologista e inclui o uso de medicamentos inibidores da produção de ácido como Omeprazol e Ranitidina, que irão formar uma camada protetora na parede do estômago, evitando que o suco gástrico cause inflamação e que leve ao surgimento de úlceras gástricas.
O processo inflamatório em mais de um segmento chama-se PANGASTRITE. Enantema = mucosa mais avermelhada, inflamada. Significa o aspecto da gastrite durante o exame de endoscopia. Pangastrite se refere a todo o estômago e enantematosa significa de cor avermelhada.
O remédios caseiros para tratar gastrite podem incluir chás, como o chá de espinheira-santa ou chá de aroeira, ou sucos, como suco da água da batata ou suco de couve com mamão e melão, pois ajudam a reduzir os sintomas.