crossorigin="anonymous">
O caso, ao levantar o ques- tionamento sobre o destino existencial, ou seja, a pobreza e o sofrimento das pessoas que caíram na desgraça social, passando de rico a pobre, a exemplo de Jó. O problema de Jó, por outro lado, diz respeito, à questão do sofrimento do inocente e à ação de Deus frente a esse problema.
O texto é uma combinação de prosa-poesia-prosa (nessa ordem). Ele está literariamente organizado assim: Uma prosa nos primeiros capítulos; uma longa poesia no meio; mais uma prosa no último capítulo. Assim, o prólogo (Jó 1.
O livro de Jó possui duas seções, uma em prosa (cf. ... A seção em prosa emoldura a poesia, dividindo-se em duas subseções: um prólogo (Jó 1–2) e um epílogo (Jó 42,7-17).
O livro de Jó faz parte do Velho Testamento, aparece depois do livro de Ester e antes do livro de Salmos. Seu autor é desconhecido, pois o nome não parece de forma explícita. Entretanto há indícios de que tenha sido escrito pelo próprio Jó, ou ainda por Eliú, Ezequias, Isaías, Moisés e Salomão.
Pessoas, sites de busca, bíblias e alguns livros, ao falarem sobre o Livro de Jó, afirmam: “O Livro de Jó é o mais antigo da Bíblia”. ... “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (daquela maneira que o próprio Deus descreve a Jó). Isso quer dizer que em Gênesis 1:2 é descrita não a criação, mas a recriação da terra.
Dois dos salmos (72 e 127) são atribuídos a Salomão, o filho e sucessor de Davi. Salmo 90 é uma oração atribuída a Moisés. Outro grupo de 12 salmos (50 e 73-83) é atribuído à família de Asafe. Os filhos de Coré escreveram 11 salmos (42, 44-49, 88).
O primeiro é o conhecido salmo 23, escrito quando Davi ainda não tinha passado por sofrimento e professava fé mais ingênua. Ele morava na corte real e ainda gozava do favor do rei Saul e refletiu no texto do salmo 23 sobre sua vida simples, mas agradável, quando era simples pastor de rebanhos.
Este é o mais conhecido e querido dos salmos – todo mundo lembra do primeiro versículo: “o Senhor é meu pastor e nada me faltará…” Essa poesia foi composta por Davi quando ele já estava na corte de Saul, depois de matar o gigante Golias.
Eclesiastes
Lava-me completamente da minha iniquidade, no sangue do Teu Filho Jesus, e restitui-me a alegria da Tua salvação. Cria em mim, ó Senhor meu Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Permita-me ficar na Tua presença, pois do contrário eu não suportarei mais a vida.
1 (Salmo de Davi, para o regente, quando o profeta Natã veio até ele, depois dele ter praticado adultério com Bate-Seba:) Tem misericórdia de mim, ó Deus, conforme a tua bondade; desfaz minhas transgressões conforme a abundância de tuas misericórdias. Um pedido de misericórdia é uma confissão de culpa.
Comece a confissão. Há algumas variáveis, mas o Rito Latim é o mais comum. No Rito Latim: faça o sinal da cruz dizendo “Abençoe-me porque eu pequei” e diga há quanto tempo não se confessa. Não é necessário se lembrar de quantas vezes pecou, somente a frequência dos principais pecados.