Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. ... Nas reações reversíveis acontece exatamente o contrário, as reações direta e inversa ocorrem simultaneamente.
O Ponto de Equilíbrio, na visão da Contabilidade, é aquele ponto do faturamento atingido pela empresa em que o lucro é zero, mas todas as despesas são cobertas. O ponto de equilíbrio contábil é o mais utilizado pelas empresas, pois considera apenas as receitas e os gastos, sem definição de lucro mínimo.
Atingido o estado de equilíbrio, a reação química continua a ocorrer (nível microscópico) nos dois sentidos, com a mesma velocidade e, portanto, as concentrações de reagentes e produtos ficam constantes. Por isso, podemos dizer que o equilíbrio é um equilíbrio dinâmico. ... a temperatura fique constante.
Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.
Quando uma reação química exotérmica atinge o equilíbrio, são válidas todas as afirmativas abaixo, EXCETO: a) As velocidades da reação nos sentidos direto e inverso se igualam. b) A energia de ativação é a mesma nos sentidos direto e inverso. c) A reação ocorre com liberação de calor.
Diz-se que uma reação reversível atinge um equilíbrio químico quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam. É importante notar que toda reação reversível sempre chega a um equilíbrio, embora isso. possa demorar um tempo maior ou menor.
A constante de equilíbrio é um valor que relaciona as concentrações das espécies reagentes e do produto no momento em que ocorre o equilíbrio. ... Em caso da ocorrência da reação em fase gasosa, a constante é comumente expressa Kp, em função das pressões parciais das espécies presentes no equilíbrio.
Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.
b) ( ) Quanto menor o valor da constante de equilíbrio(KC), mais deslocado para a esquerda está o equilíbrio. 3. Em determinadas condições de temperatura e pressão, existe 0,5 mol/L de N2O4 em equilíbrio com 2 mol/L de NO2, segundo a equação N2O4(g) → 2 NO2(g).
Constante de equilíbrio em termos de concentração (K) A constante K é denominada constante de equilíbrio em termos de concentração, e é uma grandeza com valor específico para uma dada reação e temperatura, independente das concentrações iniciais, volume do recipiente ou pressão.
ácido iodídrico