O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano.
Skinner enunciou quatro conceitos básicos para se entender os pressupostos do behaviorismo radical: comportamento, resposta, ambiente e estímulo. atuam sobre ou fazem aparecer um comportamento.
Skinner
Watson (1878-1958) o fundador do Behaviorismo Metodológico por conta de seu manifesto, de 1913, no qual afirma: "A psicologia, como um behaviorista a vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.
O Behaviorismo metodológico (ou clássico), se opõe ao mentalismo e introspeccionismo, ou seja, descarta os estudos relacionados à mente, pensamento e emoções. É baseado através de observação e experimentação. Essa abordagem defende que o comportamento pode ser previsível e controlado a partir de estímulos.
Para ele, a psicanálise tem somente uma interpretação possível: a lingüística. No centro da teoria e prática psicanalíticas encontrar-se-ia o inconsciente, fonte dos fenômenos patológicos. Assim, a cura psicanalítica levar-se-ia a efeito mediante a manifestação do inconsciente através dos sintomas.
Freud continuou a dedicar-se ao estudo da mente humana e passou a se autoanalisar. Aplicando a psicanálise sobre si mesmo, ele conseguiu acessar memórias da sua infância, e essa autoanálise lhe permitiu formular a teoria do Complexo de Édipo.
23 de setembro de 1939