Apesar de ser uma prática de cobrança mais comum entre pessoas jurídicas, também é possível emitir boleto como pessoa física. Para isso, é preciso realizar o cadastro em um intermediador de pagamentos. O próximo passo é aguardar os processos de análise da conta, que podem variar conforme a plataforma escolhida.
A Gerencianet, por exemplo, permite que você gere boletos com registro sem tarifas de emissão, pagando apenas em caso de pagamento confirmado, uma vantagem que pode reduzir muito os custos. Como podemos ver, utilizar uma plataforma de pagamentos é a forma mais simples para emissão de boleto registrado.
O que é o boleto registrado? É um meio de pagamento que é registrado no sistema do banco de emissão. Assim, todas as informações relacionadas a este tipo de cobrança devem ser encaminhadas para as instituições financeiras. O registro dessas informações se torna obrigatório para que o pagamento seja confirmado.
Quando o vendedor disponibiliza esta opção, no final da compra é preciso adicionar seus dados e clicar na opção “gerar boleto”. ... O boleto terá as informações de quem está comprando, valor total da compra, um código de barras que identifica a transação e a data de vencimento.