As caravelas são mais pequenas e ágeis que os barcos normais ( naus e maiores) Tendo como funcionamento uma vela triangular para aproveitar o máximo de vento e aerodinâmica possível.
A principal inovação do período das grandes navegações foi o uso de caravelas, um tipo de embarcação pouco utilizada para explorações. A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar.
As caravelas navegavam, em média, a 7 nós de velocidade. “A conquista do Atlântico começou com o aperfeiçoamento dos veleiros. Aperfeiçoando o navio, os portugueses inventaram a caravela de aparelho-duplo: velas quadradas para andamento do vento traseiro, velas latinas para o vento de frente.
Resposta. As caravelas tinham velas triangulares, o que facilitava a navegação em zigue-zague, bem mais rápida que a barca, que tinha as velas quadrangulares, por tanto, era um navio ideal para navegar o desconhecido.
Verificado por especialistas. Uma viagem de navio partindo de Portugal para o Brasil em 1500 demorava cerca de 45 dias. Pedro Alvares Cabral, conhecido como o descobridor do Brasil, levou, aproximadamente, 44 dias para percorrer 7000 km de Portugal até o Brasil.