São uma das sementes da moda pelo valor nutricional, mas é preciso ter cuidado. As sementes de chia não devem ser consumidas sem que estejam hidratadas, isto é, sem que tenham sido colocadas em contacto com algum tipo de líquido durante um determinado período de tempo.
Deixe de molho de 3h a 8h. Pode hidratar em quantidade maiores e deixar na geladeira. Você deve ingerir o gel que se forma, não é preciso lavar e nem coar. O consumo recomendado é de 1 a 2 colheres por dia.
Por ter um sabor neutro a chia é bem versátil, combinando com preparações doces ou salgadas. Pode ser adicionada em iogurtes, vitaminas, sucos, salada ou porções de frutas, nas massas de pães, bolos, biscoitos e tortas, sopas, ovos mexidos ou omelete e salada de verduras.
Por ter sabor neutro, ela vai bem tanto com doce, quanto com salgado, e pode ser consumida de diversas maneiras. Uma boa pedida é adicionar a chia em sucos, iogurtes e vitaminas, pois ela auxilia na diminuição do índice glicêmico.
Como consumir: 5 maneiras 1 – Tome, 30 minutos antes do almoço, um copo d'água misturado com 1 ou 2 colheres de chia. A bebida ajuda a reduzir a fome e fará com que você coma menos. 2 – Misture as sementes na preparação de massas integrais para tortas, pães e bolos.
Engana-se quem pensa que só dá para apostar na chia para preparar o café da manhã ou lanches: a semente também pode ser usada para completar os nutrientes da comida do almoço ou do jantar. Por melhorar a digestão, inclusive, ele é um ótimo acompanhamento para carnes.
A semente também muito importante no tratamento de diabetes tipo dois e doenças de coração. Para usar a semente é bem simples. Basta inserir a chia em sopas, saladas, sorvetes, cereais ou qualquer alimento que você quiser. Não se preocupe quanto ao sabor porque as sementes não vão alterá-lo significativamente.
Mas a chia é uma grande aliada da perda de peso, quando associada a dietas saudáveis e exercícios. Isso ocorre porque a semente é rica em fibras, além de proteínas e ômega 3. Essas propriedades ajudam a manter a saciedade e, consequentemente, na diminuição do consumo de alimentos.
Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. É rico em fibras e vitamina C. Melhora a circulação e proporciona mais energia. Combate radicais livres e impede o envelhecimento precoce.
Misturar as sementes de chia no suco de uva e colocar na geladeira durante 4 horas. A textura da sobremesa depois de tirada da geladeira é semelhante à da gelatina por causa da pectina, que é um tipo de fibra solúvel.
A chia tem uma boa quantidade de ômega 3 que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.
Ambas são fontes de fibras e gorduras boas, com isso promovem a sensação de saciedade. Porém quando vamos ver qual tipo de gordura que tem em cada semente, a linhaça tem maior concentração da versão poli-insaturada, com destaque para o ômega-3.
“O indicado é consumir uma colher de sobremesa (25 g) por dia, que tem 150 calorias – a linhaça, na mesma quantidade, tem 180 calorias. Dilua a chia em um copo (200 ml) de água, suco ou leite de soja desnatado. Se preferir, coloque em iogurte, saladas ou frutas”. A chia é encontrada em semente, farinha e óleo.
Alimentos são ricos em fibras, que promovem a saciedade e o bom funcionamento do intestino. A aveia, a linhaça e a chia estão na lista dos grãos que enriquecem nutricionalmente sua dieta. São alimentos ricos em fibras, que promovem a saciedade e colaboram com o bom funcionamento do intestino.
Os benefícios da semente de linhaça incluem a defesa do organismo e o retardo do envelhecimento das células, protegendo a pele e prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos.
A linhaça ajuda a emagrecer por ser rica em e ômega-3, uma gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e favorecer a perda de peso. Além disso, essa semente é fácil de ser consumida e pode ser utilizada mesmo por toda a população, ajudando também a controlar problemas como colesterol alto e diabetes.
Por isso, apesar de ser um pouco calórica, é uma ótima pedida acrescentá-la em frutas, iogurtes, vitaminas e mingaus (uma colher de sopa). Já as sementes de chia e linhaça podem ser salpicadas em sopas, massa de panqueca, saladas e no que mais preferir.
Também é possível consumir chia com limão e água, fazendo das sementes um ingrediente a mais na famosa água com limão. No entanto, adicionar de repente uma tonelada de fibra à dieta pode resultar em desconforto no estômago.