Os verbos de ação indicam uma ação praticada pelo sujeito, o verbo estar na frase, nos mostra a ação de permanecer do sujeito. Ele não pode ser considerado verbo de ligação pois na frase não há um predicativo do sujeito.
Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.
Você deve usar faz quando estiver se referindo ao ato de construir, compor, criar, elaborar, equivaler e outros verbos que apontem para a ação de realizar algo. O verbo fazer, quando utilizado para dar ideia de tempo transcorrido, é impessoal.
As duas formas – vais e vás – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir referente à segunda pessoa gramatical mas empregues em diferentes tempos verbais.
Fosse é a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir. Sua flexão aparece no pretérito imperfeito do subjuntivo, na primeira e terceira pessoa do singular.
Por exemplo: há gramáticos que chamam o verbo "ir" de transitivo circunstancial; outros, de intransitivo. ... Quando houver a preposição, chamaremos o verbo de TRANSITIVO INDIRETO e seu complemento de OBJETO INDIRETO. Quando o verbo possuir os dois complementos, chamá-lo-emos de TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO.