No que diz respeito às funções ambientais, não podemos nos esquecer de que ela é essencial para o funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta. Como sabemos, todos os seres vivos participam de alguma forma da cadeia alimentar, e a retirada de um organismo pode desencadear desequilíbrio ecológico.
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos da biosfera, ela deve ser preservada para que haja um equilíbrio no meio ambiente e não atrapalhe a inter-relação entre os meios.
A biodiversidade é responsável pelo equilíbrio do planeta , ou seja , se uma determinada espécie é extinta , a cadeia alimentar sofre uma alteração drástica e compromete a vida dos outros seres vivos .
A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. ... A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes.
As florestas têm um papel valioso na regulação do ciclo hidrológico, influenciando na disponibilidade e purificação da água, no regime de precipitação, na contenção de enchentes, na luta contra a desertificação, na proteção do solo, lagos e cursos hídricos.