O primeiro setor é formado pelo Governo, o segundo setor é formado pelas empresas privadas, e o terceiro setor são as associações sem fins lucrativos. O terceiro setor contribui para chegar a locais onde o Estado não conseguiu chegar, fazendo ações solidárias, portanto possui um papel fundamental na sociedade.
As organizações não governamentais (ONGs) são entidades privadas da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é defender e promover uma causa política.
O papel das ONGs foi edificado com o propósito de desenvolver soluções para problemas latentes em determinadas regiões, em diversas esferas como educação, pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e lazer.
As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais lutam em defesa do Meio Ambiente, pesquisas, educação ambiental, etc. ... O objetivo nas ONGs sérias convergem na maioria dos projetos na preocupação em diminuir a enorme distancia entre "teoria e a prática", despertar o cidadão consciente na tutela da Natureza.
As ONGs atuam em várias áreas, podendo ser ligadas à causa do meio ambiente, da saúde, do trabalho, da reforma agrária, dos direitos dos animais, da proteção das minorias (indígenas, negros, população LGBT+, mulheres, crianças, pessoas em condições de rua etc.)
Os tipos de ONGs (Fundações, OSC, OSCIPs e outros)
O que é uma organização da sociedade civil? (OSC)
As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras.