Passo 1: passe o fio através do buraco do anzol. Passo 2: dê um pequeno laço, em seguida enrole o fio em torno da linha (5 a 6 voltas). Passo 3: passe o fio de volta através do laço. Passo 4: molhe o fio com saliva antes de apertá-lo, cortando em seguida o excesso.
Método 1 de 2: Usando os dedos para passar a linha e dar um nó
:. Chicote boiado
Amarre a linha como se segue:
Fixe a carretilha ou molinete. Essa parte é chamada de reel seat ou fixador. Insira uma carretilha ou um molinete no local. Feito isso, encaixe o fixador na parte inferior da carretilha ou do molinete, encaixando as duas peças. Rotacione até que elas fiquem firmes.
Para o seu arremesso de molinete ser preciso, você tem que segurar a vara do jeito correto. Para isso, posicione o polegar em linha reta sobre a vara, o mindinho e o anular atrás da haste do molinete, o dedo médio após a haste e com o indicador você controla a linha.
Entendendo o funcionamento do molinete A vara deve ser levada para trás por cima do ombro, e então, chicoteada para frente. O ideal é que a ponta da vara esteja em um ângulo de 45º ao ser parada e começar o arremesso da linha, pois assim a distância alcançada horizontalmente será maior..
Enrolando o molinete. Feche o bail arm e coloque o carretel no chão. Para garantir que a linha entre no molinete da maneira correta, coloque o carretel no chão com o rótulo para cima. O seu carretel deve ser alinhado de modo que a linha saia dele na mesma direção que entrar no molinete.
A linha de pesca de monofilamento é a preferida da grande maioria dos pescadores e isso não é à toa. Como o próprio nome diz, ela é composta por um único filamento, o que influencia bastante no seu uso. Costuma ser fácil de aplicar nós e ter uma boa resistência a abrasão.
Quanto menor o volume do nó, maior segurança Após dar o nó de contato no carretel do molinete, teremos inúmeras voltas de linhas, que iram comportar mais de 100, 200 ou 300 metros de linha.
Limpeza das peças Com o molinete desmontado, utilize querosene para limpar cada uma das peças com o auxílio de um pano macio. Vá limpando uma por uma sem se esquecer de retirar o excesso do produto. Deixe secar à sombra.
Mantenha a vara de pescar limpa. Depois de cada pescaria, lave bem o instrumento com água, sabão e detergente neutro. Lave bem e com muito cuidado, fazendo uso de uma escova para os passadores e a ponteira. Não use ácidos ou outros abrasivos, que irão destruir sua vara.
Para fazer a limpeza e a lubrificação completas é necessário desmontar as carretilhas e molinetes peça a peça. Se esse processo não for feito com cuidado, na hora de montar novamente você pode errar a posição ou a ordem, o que levará a possíveis travamentos e até mesmo rupturas.
Trava: fica na parte de trás do corpo do molinete e possui o papel de deixar ou não, a manivela travada (se estiver travada a manivela não vira para trás). É de grande serventia quando deixamos a vara num descanso, pois caso contrário se um peixe batesse na isca não seria fisgado.
Desmontar os molinetes é bem simples, primeiro de tudo retire o carretel, e a manivela, neste caso é um molinete de fricção traseira, no de fricção dianteira, basta ir soltando a fricção até que o botão sai e assim podemos retirar o carretel.
Com um pano levemente úmido ao ponto de, se torcido não provoque pingos, limpe todo o lado externo do molinete, todas as frestas, reentrâncias e saliências; com a ajuda de uma faquinha ou de uma chave de fenda, não deixe nenhum lugar sujo ou fedendo a isca.
Como regular a fricção dos molinetes Para isso, monte a vara de pescar com o molinete, prenda a ponta da linha a uma balança de mola e aplique pressão sobre ela. Verifique, então, a que peso o molinete começa a soltar a linha de pesca. Regule a fricção até que o molinete comece a soltar a linha a ¼ da resistência dela.
Quanto maior o peixe, mais forte deve ser o drag. Para regular o freio, destrave a carretilha e aperte toda a estrela, a ponto do carretel nem se mover, então vá soltando um pouquinho e vá puxando com a mão para ver o ponto certo.
* Recolha a linha para que a balança se aproxime da ponta da vara. Force a vara como se estivesse brigando com o peixe e cheque com que peso na balança está saindo a linha da fricção. Regule a fricção para soltar a linha quando a balança atingir 20% do peso de resistência indicado no rótulo do carretel.
Existem molinetes com até 10 rolamentos. Prefira um que possua, no mínimo, quatro rolamentos. Aqueles feitos de esferas de aço inoxidável têm maior durabilidade e praticidade do que aqueles feitos de bucha.
Essa relação é muito importante quando se pesca com iscas artificias, especialmente as de arrasto como hélices e jigs. Rolamentos: A expressão em inglês “Ball bearing ” indica ser um molinete com rolamentos. Dependendo do modelo, eles podem também ser blindados ou marinizados.
Confere ai uma lista com os 10 melhores molinetes de pesca de praia do momento
Se você for um pescador iniciante ou procura um molinete barato para seu filhos ou netos aprenderem a pescar, temos uma seleção de ótimos molintes para você com o preço máximo de R$100,00. Essa seleção conta com modelos das marcas: Marine Sports, Maruri e Okuma.
Qual é o melhor molinete para iniciantes?
molinete xt 6000 pesca pesada.
Confira quais são as melhores marcas de carretilhas de pesca!
As 5 Melhores Varas de Pesca em 2018