fratura grau I ou deformidade leve: redução de 20 a 25% do corpo vertebral; fratura grau II ou deformidade moderada: redução de 25 a 40% do corpo vertebral; fratura grau III ou fratura grave: redução > 40%.
A osteoporose geralmente não dói, a menos que haja um osso quebrado por causa dela. Apesar de nem sempre serem dolorosas, as fraturas de vértebras são a causa mais comum de dor prolongada na osteoporose.
Braçadeiras e apoios: apoios para a coluna ou braçadeiras podem reduzir a dor e a inflamação ao restringir o movimento. Mas o uso contínuo pode enfraquecer a musculatura. Exercícios e fisioterapia: inatividade prolongada enfraquece e causa perda de massa muscular e força.
5 melhores exercícios para osteoporose
5 opções de remédio caseiro para osteoporose
Pensando nisso, Elaboramos uma lista dos 10 Alimentos que Ajudam a prevenir a osteoporose.
A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que deverão ser seguidos por toda vida.
Um bom remédio caseiro para fortalecer os ossos é tomar diariamente o chá de cavalinha e tomar a vitamina de morango com linhaça. Estes remédios caseiros podem ser ingeridos diariamente sendo especialmente indicado para idosos com osteoporose e como método de prevenção da doença.
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
5 maneiras de fortalecer os ossos
Para fortalecer os ossos e as articulações é recomendado comer alimentos ricos em cálcio e apesar do leite e do queijo serem os mais conhecidos, existem outras fontes de cálcio além dos laticínios, como as folhas verdes escuras como espinafre e brócolis e os frutos secos como nozes e amendoim.
As vitaminas do complexo B estão entre as mais importantes para manutenção da saúde, sobretudo para aqueles que praticam exercícios regularmente.
O cálcio e a vitamina D são dois minerais muito importantes para garantir o funcionamento correto dos músculos, por isso, quando seus níveis estão muito baixos é possível sentir fraqueza muscular constante, além de outros sintomas como espasmos musculares, falta de memória, formigamento e irritabilidade fácil.
Os nutrientes mais importantes para a saúde óssea são cálcio, vitamina D e proteína¹. A nutrição é fator importante modificável no desenvolvimento/manutenção da massa óssea (MO) e prevenção da osteoporose³.
Outro componente para lidar com problemas nas articulações e ossos é a vitamina D, especialmente eficaz na prevenção. Ela regula o sistema imunológico, além de participar do metabolismo ósseo e do funcionamento muscular. Seu consumo regular previne doenças no futuro.
Já excesso de açúcar refinado, farinha branca, aspartame, excesso de proteína animail, antibióticos, queijos processados podem acidificar o ph sanguíneo prejudicando ainda mais a saúde óssea, principalmente em pessoas que já tem diagnóstico para osteoporose.
O tratamento medicamentoso para fratura pode ser feito à base de:
Algumas dicas que podem ajudar a pessoa a recuperar mais rápido de uma fratura são:
Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.
8) Em até duas semanas, o calo, formado também por tecido fibroso e cartilaginoso, consegue unir as extremidades da fratura com a parte intacta do osso. Em seis semanas, a fissura desaparece. 9) A fase seguinte, que pode durar meses, é a da consolidação, quando ocorre a calcificação do osso.
Um osso geralmente leva-se 40 a 45 dias para consolidar. Somente com acompanhamento de R-X para ver como está o processo.
Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.
Utilize sempre a tipoia e somente a retire na hora do banho e para realizar os exercícios, sempre com muito cuidado. É necessário dormir de tipoia. Lembre-se: não durma sobre o braço operado. Em caso de dor, utilize gelo por 20 minutos.
Dormir de barriga para cima com a imobilização, se possível, ou dormir com o braço ao longo do corpo e apoiado por travesseiros; Utilizar roupas mais largas e fáceis de vestir, assim como sapatos sem cardaços; Mexer ombro, cotovelo, punho e mão, conforme orientação do ortopedista, para evitar a rigidez da articulação.
Conforme o documento elaborado pelo Hospital de Clínicas da UFTM, a recuperação completa da fratura de clavícula pode levar até três meses.