Curetas Gracey para raspagem supragengival (série reduzida). ❤️ Casa curetas tem indicação de área para ser utilizada e assim obter melhores resultados. Elas são instrumentos utilizados para raspagem supra ou sub gengival, alisamento radicular e remoção do revestimento de tecido mole da bolsa.
A cureta é um instrumento dentário, voce deve ter dito curetagem. A curetagem tem como objetivo raspar a superfície dentária, radicular e coroa, para remover possíveis depósitos de cálculo(tártaro), que possqm estar provocando problemas gengivais.
- CURETAS *MCCALL 13/14 (UNIVERSAL) -> Raspagem supra gengival de todas as faces dos dentes anteriores. ... *GRACEY 5/6 (ESPECÍFICA) -> Raspagem supra e sub e de todas as faces dos dentes anteriores. *GRACEY 7/8 (ESPECÍFIA) -> Raspagem supra e sub das faces livres (vestibular e palatina ou lingual), dos dentes posteriores.
Como afiar o instrumento?
Tipos de Instrumentos
Os instrumentos utilizados na raspagem e alisamento radiculares são classificados por instrumentos manuais (curetas, foices, enxadas, cinzéis e limas), ultra-sônicos, sônicos e instrumentos rotatórios (LINDHE, 1992). Este trabalho foi focado nos dois primeiros sistemas.
O alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente com o objetivo de reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem para alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento da placa e da película bacteriana.
Tratamento Cirúrgico
Os limites da eficiência de uma raspagem, no entanto, são dependentes de fatores variados, como: profundidade da bolsa periodontal, anatomia radicular, posição do dente na arcada e presença de furcas (BOWER, 1979).
As técnicas cirúrgicas compreendem a segunda etapa do tratamento periodontal e têm como objetivo primário o tratamento da doença com a eliminação e/ou redução da bolsa infectada que não foi eliminada por procedimentos não cirúrgicos.
A cirurgia Reduzir a profundidade da bolsa e eliminar as bactérias existentes é importante para evitar danos causados pela progressão da doença periodontal e para ajudar a manter um sorriso saudável. Eliminar as bactérias por si só pode não ser suficiente para evitar a recorrência da doença.
A cirurgia plástica periodontal visa a correcção dos defeitos gengivais e dos tecidos moles do periodonto em zonas de comprometimento estético e funcional, tais como, o aumento da espessura gengival conferindo uma maior protecção, a correcção de recessões gengivais e alterações das papilas interdentárias.
Diferentes situações clínicas podem recorrer a essa solução, isolada ou em associação. O aumento da coroa clínica por RPA pressupõe um acesso ósseo para avaliar o espaço biológico e realizar ou não a osteotomia-osteoplastia. Trata-se, portanto, de um retalho mucoperiosteal (ou retalho de espessura total).
O tratamento medicamentoso passa pela prescrição de antibióticos (p. ex. a amoxicilina ou a minociclina, entre outros) e /ou anti-inflamatórios (p. ex. o ibuprofeno ou o nimesulide, entre muitos outros).