Exercícios
(UF-PR) Quais são as frases que têm o pronome oblíquo mal empregado? "Ninguém falou-me jamais dessa maneira. "Bons ventos o levem! "Ele recordar-se-á com certeza do vexame sofrido.
Eles ajudam na não repetição do substantivo. como por exemplo: Ana gosta de jantar, Ana gosta de pizza e aquela mesa é de Ana. Ao invés de eu ficar repetindo o substantivo "Ana", eu posso substituir por um pronome, no caso dela ou ela, como por exemplo: Ana gosta de Jantar, ela gosta de pizza e aquela mesa é dela.
Desse modo, o restante dos pronomes tem como função primordial se referir às pessoas do discurso ou se relacionar com elas, indicando a sua situação no tempo ou espaço dentro do contexto apresentado. Ou seja, os pronomes se apresentam em uma forma específica para cada sujeito do discurso.
Qual é a função dos pronomes todos e aqueles? Explique o sentido que o emprego desses dois pronomes em sequência constrói no enunciado. Resposta: Todos, que é pronome indefinido, não limita o referente, enquanto aqueles, que é pronome demonstrativo, aponta para um referente distante.