Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
A Cirurgia de Cifose pode ter sua indicação para casos onde a curvatura tem ângulos maiores que 75 graus. A principal motivação da cirurgia é a correção da deformidade e o reequilíbrio das curvas da coluna.
Como é a cirurgia da cifose? Existem várias técnicas, porém, hoje em dia, a maioria das cirurgias é feita pela parte de trás do tronco, sendo colocadas hastes metálicas que corrigem o alinhamento e fixam a coluna, reduzindo a deformidade.
Cifose congênita – podem ser causadas por uma malformação da coluna vertebral durante o desenvolvimento fetal. Várias vértebras podem ser fundidas em conjunto ou os ossos podem não se formar adequadamente. Este tipo de cifose pode piorar conforme a criança cresce.
Os tipos mais comuns são: cifose, escoliose e lordose. Cifose é a excessiva curvatura da coluna vertebral no (A-P) plano sagital. A parte de trás normal tem de 20° a 45° graus de curvatura na parte superior das costas, e qualquer ângulo acima de 45° é chamado cifose.