O trato corticoespinhal ou trato piramidal é uma grande coleção de axônios que viajam entre o córtex cerebral do cérebro e a medula espinhal. O trato corticoespinhal é composto principalmente de axônios motores, constituindo o componente voluntário da motricidade.
É formada por fibras descendentes dos tratos córtico-espinhal, córtico-nuclear e córtico-pontino, que formam um conjunto compacto, tendo localizações precisas na base do pedúnculo cerebral, sabendo-se inclusive a localização das fibras córtico-espinhais responsáveis pela motricidade de cada parte do corpo.
Pedúnculo cerebelar médio é a estrutura que dá a fixação do cerebelo à ponte. ... Existem também o pedúnculo cerebelar inferior, que fixa o cerebelo ao bulbo, e o pedúnculo cerebelar superior, que liga o cerebelo ao mesencéfalo.
Fibras arqueadas internas: fibras dos núcleos grácil e cuneiforme que cruzam o plano mediano (decussação sensitiva). Formação reticular: conjunto de neurônios que se organizam entre os núcleos e tratos mais compactos do tronco encefálico.
Observam-se no tegmento as fibras dos lemniscos que de medial para lateral são:
Ela é responsável por regular desde condições físicas e ciclos vitais até o controle de nossas emoções. Com tantos papéis importantes em nosso organismo, estimular a glândula pineal pode ser a chave para melhorar sua saúde física e emocional.