Características
Inicialmente, uma tensão é aplicada entre o eletrodo auxiliar e o eletrodo principal adjacente, produzindo um arco elétrico entre os dois e causando o aquecimento dos óxidos que passam a emitir elétrons e consequentemente ionizam o argônio, formando agora um arco entre os eletrodos principais.
As lâmpadas de vapor metálico necessitam geralmente de um reator para a estabilização da corrente ao nível de projeto da lâmpada, eletricamente os reatores apresentam se como uma reatância serie do circuito da lâmpada sendo um componente essencial para o correto funcionamento da lâmpada a vapor metálico.
É uma forma avançada da bem conhecida lâmpada incandescente. A lâmpada halógena tem um filamento de tungstênio semelhante ao da lâmpada incandescente padrão, mas é muito menor pela mesma wattagem e contém um gás halogênio na lâmpada. O bulbo é feito de vidro de quartzo fundido, sílica ou aluminossilicato.
O pico de emissão destas lâmpadas é de até 313 nanômetros. A lâmpada UVB-313 foi feita especialmente para teste QUV. É o tipo mais usado das lâmpadas fluorescentes UV. Comparada com as lâmpadas QFS-40, produz substancialmente maior emissão de UV e resultados mais rápidos.
Para certificar-se de que a luminária LED UV-A produz fluorescência nos materiais penetrantes e nos materiais de partículas magnéticas, os LEDs devem ter um pico de comprimento de onda dentro da faixa 360–370 nm.
Tipos de Lâmpadas Fluorescentes As lâmpadas fluorescentes podem ser classificadas em: tubulares (comuns e de alta resolução de cores), eletrônicas (com reatores integrados), circulares e compactas.
As Lâmpadas Fluorescentes funcionam de maneira semelhante às do tipo neón: são compostas por um vidro coberto por um material à base de fósforo, e dentro delas há gases inertes a baixa pressão que se ionizam quando é aplicada uma corrente elétrica, gerando luz.
Lâmpadas para cada ambiente Sala: incandescentes ou LED com luz branca quente. Cozinha: fluorescente compactas ou tubulares e LED tubular. Banheiro: incandescente ou fluorescentes. Escritório: fluorescentes tubulares ou LED tubular.
A lâmpada incandescente é a mais comum e com o menor preço final. Em compensação é a lâmpada a que gasta mais energia, e a que possui menor vida útil, cerca de 800 horas.
Quais são os tipos de luminárias para sala mais utilizados?