O primeiro passo é selecionar os dados que temos que vão da célula A3 até a célula C8. Feito isso podemos ir até a guia Inserir e selecionar a opção de gráfico de linha. Feito isso, podemos ir até a parte de Linhas 2D e selecionar a opção Linhas com Marcadores.
Gráfico de Dispersão são utilizados para pontuar dados em um eixo vertical e horizontal com a intenção de exibir quanto uma variável é afetada por outra. ... Se aplicado quando uma análise é criada, o gráfico de dispersão pode exibir informação adicional em linhas de referência ou em diferentes tipos de curvas.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.
Diagrama é uma representação gráfica usada para demonstrar um esquema simplificado ou um resumo sobre um assunto. Normalmente é formado por palavras-chave ou conceitos que são ligados por linhas e setas que definem o raciocínio a ser seguido para que seja possível entender o tema.
Medida: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, etc. Meio ambiente; toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira, etc.)
Como fazer um diagrama de Ishikawa passo a passo: Escreva seu problema central dentro desse quadrado; Faça traços diagonais no corpo da seta, que serão as categorias das suas causas encontradas; Realize um brainstorming com sua equipe para definir as possíveis causas.
Causa Secundária Por ser elaborado inicialmente para sistemas industriais, as causas são agrupadas em 6 categorias, que são conhecidas como 6 Ms: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, método e medidas.
Criar um fluxograma
Nome: Terminação Indica o início ou o fim de um fluxo no diagrama de processos.
Confira o conjunto de símbolos de fluxograma de processo mais comumente utilizado nos trabalhos de modelagem: