Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka]. Como observado acima, Henderson e Hasselbalch criaram a fórmula para o cálculo do pH de uma solução-tampão, formada por um ácido fraco e um sal que apresenta o mesmo ânion desse ácido.
Os aminoácidos são uma classe de moléculas que apresentam uma estrutura em comum....Todos eles possuem um carbono assimétrico chamado de carbono alfa, o qual detém quatro ligantes distintos:
Os aminoácidos podem ser definidos como moléculas orgânicas que apresentam grupos — carboxila (-COOH) e amino (-NH3) — ligados a um único carbono, denominado de carbono alfa.
Qual a diferença entre D e L aminoácidos? - D aminoácidos: Grupo amina fica no lado direito. - L aminoácidos: Grupo amina fica no lado esquerdo.
Todos os aminoácidos, exceto os estereoisômeros da glicina, são. Isso significa que existem imagens espelhadas de sua estrutura. É exatamente como temos as mãos esquerdas e as mãos direitas. Estes são identificados como L (canhoto) e D (destro) para distinguir as imagens no espelho.
Esse tipo de carbono é chamado de “assimétrico” porque não admite um plano de simetria e é denominado também “quiral” porque essa palavra vem do grego khéir, que significa mão. Quando colocamos uma de nossas mãos em frente ao espelho, a imagem reflete exatamente a mão oposta.
É chamado de carbono quiral ou carbono assimétrico o átomo de carbono que se liga à quatro ligantes diferentes. Os ligantes podem ser radicais, grupos funcionais, etc. Consequentemente, esse carbono sempre será saturado. Ele é geralmente representado por C* .
O carbono alfa em química orgânica refere-se ao carbono adjacente ao grupo funcional (o carbono é ligado à primeira posição, ou posição alfa, logo após o carbono que possui a função). Por extensão, o segundo carbono é o carbono beta, e assim por diante.
Nas aldoses, o carbono anomérico será o carbono 1 (C1) pois o carbono do grupo aldeído encontra-se na ponta da estrutura linear da molécula, e nas cetoses corresponde ao carbono 2 (C2) pois o carbono do grupo cetona está na segunda posição.
Na química dos carboidratos, um anômero ou anómero é um tipo especial de epímero. Um anômero é um dos dois estereoisômeros de um sacarídeo cíclico, que diferem apenas na configuração do carbono hemiacetal, também chamado de carbono anomérico.