9 ideias para controlar a compulsão por doces
Segundo o ginecologista, quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas, semelhante ao que acontece com quem bebe ou fuma, por exemplo. No caso dos doces, quem gosta muito tem o cérebro 'viciado' pelos circuitos de prazer que o alimento ativa.
Para vencer a compulsão por chocolate sua dieta precisa ser nutritiva. Se o seu corpo estiver carente em vitaminas, minerais ou energia, a compulsão fica mais frequente. Por isto, aumente o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, peixes e castanhas. Limite o seu consumo de chocolate.
Para controlar a compulsão alimentar, siga alguns passos:
Quer parar de comer carne? Veja algumas dicas aqui
A ingestão de grandes quantidades de alimentos, principalmente tratando-se do carboidrato e do açúcar, causam uma rápida elevação da glicose, provocando aumento do hormônio insulina, fazendo com que o triptofano entre no cérebro intensamente, causando uma boa sensação na pessoa.
Os critérios clínicos para o diagnóstico do transtorno de compulsão alimentar requerem um episódio de compulsão alimentar pelo menos 1 vez/semana durante 3 meses e uma sensação de falta de controle sobre alimentação, além da presença de ≥ 3 dos seguintes: Comer muito mais rápido do que o normal.
O transtorno da compulsão alimentar periódica é um transtorno alimentar caracterizado pelo consumo repetido de quantidades excepcionalmente grandes de alimentos (comer compulsivamente) acompanhado de um sentimento de perda de controle durante o episódio de compulsão alimentar.
Compulsão é uma atividade repetitiva, excessiva e um exercício mental sem sentido que uma pessoa realiza na tentativa de evitar aflição ou preocupação.