A partir do total de calorias destinadas as proteínas soma-se 30% para obter a quantidade de gordura em uma dieta para ganho de massa muscular. Então, para o nosso exemplo temos: 656 + 30%= 852,8 kcal em gordura que dividindo por 9 equivale a 94,75 g de gordura (cada grama de gordura equivale a 9 kcal).
Aprenda a identificar se está ganhando gordura ou músculo Você também pode identificar se perdeu gordura por meio das roupas, aparência da sua pele e do seu corpo. 1kg de gordura possui um volume maior do que 1kg de massa magra, logo, mesmo que a balança continue com o mesmo valor, sua circunferência vai estar menor.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Para se ter uma ideia, um músculo ocupa cerca de ¼ do espaço corpóreo ocupado pela mesma quantidade de gordura. Em termos físicos isso significa que ao ganhar massa muscular, você poderá sim ganhar peso, mesmo que visualmente esteja mais magro.
Afinal, o que é massa magra? Em linhas gerais, a massa magra está em todas as partes do corpo humano que não são formadas por gordura. Nessa categoria se encaixam, por exemplo, ossos, músculos, órgãos e líquidos corporais.
A massa gorda é o peso de gordura que temos no corpo. Basicamente, é toda aquela massa que queremos perder, mas o que poucos sabem, também é importante para o corpo. Em quantidades ideais, ela ajuda a proteger os órgãos.
Esthela Conde: Massa magra corresponde a todo o peso do corpo livre de gordura, como os músculos, massa óssea, órgãos, pele e articulações. Massa Gorda corresponde a gordura corporal. O que acontece é que há o costume de se confundir massa magra com massa muscular.
A massa magra, de maneira geral, é tudo aquilo que não é gordura em nosso corpo. Aqui, estão inclusos os músculos, órgãos e ossos, tendões e ligamentos. ... A massa magra tem como principal papel proporcionar o funcionamento correto do corpo, mantendo o equilíbrio. Uma dessas funções é manter o metabolismo acelerado.
Mas, de forma geral, mulheres adultas devem ter aproximadamente 25% a 30% de massa magra — normalmente, quanto mais alto o valor, mais saudável o organismo está e mais fácil será manter o peso ideal. Já para os homens adultos, considera-se que é saudável ter uma média de 33% de massa magra.
Se seu objetivo é ganhar massa muscular magra, concentre-se em exercitar-se regularmente e ingerir mais calorias todos os dias com alimentos que fortaleçam seus músculos....Continue lendo!
Veja a seguir 7 passos para aumentar seus resultados:
Proteínas – muito importante para ganho de massa muscular magra