Para saber se a geleia está no ponto, basta colocar uma pequena porção em um prato e esperar esfriar. Se a geleia estiver no ponto, quando você passar o dedo, ela vai estar grossinha e grudenta, então desligue o fogo e adicione novamente o suco de ½ limão.
Como a jabuticaba tem muita pectina, há o risco de a geleia ficar dura demais quando esfriar. Acondicione a geleia em vidros esterilizados e deixe esfriar antes de tampar (com tampas igualmente esterilizadas). Como toda geleia, dura bastante tempo. Eu prefiro conservar na geladeira depois de aberta.
Coloque as cascas em uma panela, cubra com água e leve ao fogo, até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Escorra e despreze a água. Isso diminui o gosto amargo.
Geleia combina com o que? Ideias para deixar o café da manhã ainda mais gostoso
– Framboesa: A geleia de framboesa fica maravilhosa se combinada com um queijo e vinho, especialmente em uma noite de frio. Esse sabor é super leve e vai ser difícil ser esquecido. – Uva: Você pode fazer sua geleia de uva com qualquer uva, já que ela é uma fruta super fácil de achar.
A geleia de uva acompanha muito bem biscoitos, torradas e pães — principalmente os integrais. Para complementar, é possível combiná-la com queijos brancos, como o queijo minas ou a ricota. Para quebrar o doce, vale acrescentar um pouco de outra geleia, como as mais apimentadas.
queijo brie
A geleia de laranja é um item muito versátil para entrar na sua alimentação. Afinal, ela combina com pães, torradas, doces variados e até mesmo carnes, como a de porco, por exemplo.
Como combinar queijos e geleias para seus aperitivos
Queijo Le Fromager
Harmonia perfeita: Provolone Ipanema e geleia de pimenta | Queijos Ipanema.
As castanhas e frutas secas são também ótimas opções de alimentos complementares à sua tábua de queijos. Amêndoas, castanhas de caju, damascos e uvas passas harmonizam bem com os outros itens da tábua.
Harmonizações tradicionais e fáceis de acertar
O queijo Trufado Bom da Fazenda deve-se comer de pedaço ou como fondue. Para comer de pedaços, deixe-o uns 15 minutos fora da geladeira, assim o queijo trufado vai realçar sua cremosidade e ficar mais macio para o corte com a faca ou colher.
Cervejas leves combinam com queijos frescos como ricota, feta, mozarela, que são tão leves quanto elas. As cervejas escuras, do tipo Dunkel, Porter e stout, são bem harmonizadas com queijos duros como, grana padamo, parmesão e pecorino.
1 – Pilsen Harmoniza com: Queijos frescos, como ricota, feta e mozarela que são queijos leves, doces, refrescantes e cítricos, combinam bem com a leveza desse estilo.
Dicas de como degustar queijos
Comprar queijo é um gesto requer atenção especial, por isso, não pode ser realizado de qualquer maneira....Este tipo de queijo precisa atender a algumas exigências com relação ao seu aspecto:
Como escolher um queijo de alta qualidade
Empórios e casas especializadas entregam queijos brasileiros em São Paulo
Mais opções
São Paulo:
Verdade, a premissa do queijo artesanal é ser fabricado com leite cru, diferentemente daqueles produzidos em larga escala pela indústria, em que o principal ingrediente é o leite pasteurizado.
A principal diferença entre o queijo artesanal e o industrializado é o emprego ou não de tratamento térmico, sendo o primeiro, produzido com leite cru, e o segundo com leite pasteurizado.
O processo de produção do queijo minas artesanal compreende as seguintes fases: I filtração do leite; II adição de cultura láctica e coalho; III coagulação; IV corte da coalhada; V mexedura; VI dessoragem; VII enformagem; VIII prensagem manual; IX salga seca; X maturação.
O queijo é produzido pela coagulação do leite. Isto é realizado, em uma primeira etapa, pela acidificação com uma cultura bacteriana e em seguida, empregando uma enzima, a quimosina (coalho ou substitutos) para transformar o leite em "coalhada e soro". ... Existem centenas de tipos de queijos produzidos em todo o mundo.