Divide-se o total de Unidades Internacionais (UI), necessárias para o paciente (1600UI), por 200UI e obtêm o total em ml de soro a ser administrado em ml = 8 ml. - Outra forma é o cálculo simplificado: Peso X 0,2 Exemplo: Paciente 40 kg → 40 kg x 0,2 = 8 ml. - Dose máxima a ser aplicada: 15 ml.
A vacina antirrábica deve ser administrada por via intramuscular, na região deltoide, podendo ser aplicada, em crianças pequenas, no vasto lateral da coxa. Não deve ser aplicada na região glútea.
Serviço
A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza atendimento clínico para cães e gatos por meio do Centro de Controle de Zoonoses e através das Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ). São ofertados gratuitamente atendimento com médico veterinário, exame de calazar e vacinação antirrábica.
Em caso de mordida de cachorro ou gato, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas procurem logo um posto de saúde para tomar a vacina contra a raiva. São aplicadas até cinco doses, dependendo do caso.
Campanha de Vacinação contra Raiva vai de 10 à 15 de setembro.
Vacinação com mais de 1 ano e menos de 3 anos: administrar 3 injeções, 1 imediatamente após a mordida, outra ao 3º dia e ao 7º dia; Vacinação com mais de 3 anos ou incompleta: administrar 5 doses da vacina, 1 imediatamente após a mordida, e as seguintes ao 3º, 7º,14º e 30º dias.
Valéria diz que o remédio para mordida de cachorro mais usado é a amoxicilina com clavulanato. Também usada no tratamento de infecções em seres humanos, a amoxicilina é muito utilizada por ser capaz de eliminar um número elevado de bactérias diferentes.