O UCS é um sistema de coordenadas cartesianas móvel que estabelece o plano de trabalho XY, as direções horizontal e vertical, os eixos de rotação e outras referências geométricas úteis.
Clique com o botão direito no ícone UCS e, a seguir, em Rotacionar eixo. Clique em X, Y ou Z. Ao arrastar o cursor, o UCS rotaciona na direção positiva em torno do eixo especificado. Também é possível especificar um ângulo de rotação.
Para ativar e desativar a exibição do ícone do UCS
Selecione a viewport que deseja rotacionar. Com o botão direito do mouse, clique na área de desenho e escolha Rotacionar. Em Especificar ponto base: no prompt, especifique o ponto base para rotacionar a viewport ao redor.
Com a opção Object, é possível selecionar um objeto fechado, como um círculo ou uma polilinha fechada criada no espaço do papel, para transformá-lo em uma viewport de layout. O objeto que define o limite da viewport será associado à viewport depois que ela for criada.
Para modificar a escala de uma viewport de layout
Inicie o comando de escala com SC (ou ESCALA). Selecione os objetos que precisam ser incluídos na operação de escala. Clique no desenho para o primeiro ponto da base da escala (ponto base). Digite R para ativar a escala de Referência.
Basta ir no menu insert e inserir o seu bloco de folha. Lembrando que deve estar em milímetros!
Abra o seu desenho do AutoCAD. Agora, vamos acessar o paper space, ou layout. No canto inferior esquerdo do programa há uma aba nomeada Model. Se clicarmos nas duas setas apontadas pra baixo, notaremos que, por padrão, já existem o Layout1 e o 2.
Abra a janela Opções digitando OPCOES na linha de comando ou clicando no botão Opções no menu do aplicativo AutoCAD na parte superior esquerda, clique na guia Exibir e, na seção Elementos do layout, ative a caixa de seleção "Exibir guias de Layout e Modelo" e clique em OK.
Um layout é um ambiente de trabalho 2D para a criação de folhas de desenho. A área dentro de um layout é chamada de espaço do papel, onde é possível adicionar um bloco de legenda, exibir vistas dimensionadas do espaço do modelo nas viewports de layout e criar tabelas, programações, notas e cotas para seu desenho.
O fato do desenho não ser exibido na Viewport, pode ser por questão de objetos perdidos em seu ambiente Model. Volte ao Model e execute o comando Zoom Extents, verifique se não existem desenhos perdidos, após volte ao layout e recrei sua Viewport.
Ative ou descongele as camadas na viewport (consulte Para congelar ou descongelar camadas na viewport de layout atual). Crie a viewport no layout antes de adicionar os objetos herdados. Exclua e substitua viewports não funcionais do layout e, a seguir, copie uma viewport de trabalho para o layout ou crie uma nova.
Se as cotas aparecem no desenho e não na plotagem é porque o layer está definido como não-plotavel, vá ao quadro dos layers (commando LAYER) e abilite a plotagem na coluna "Plot" picando em cima do icon da impressora.
Para remover os objetos, utilize o comando TEXTOR para tornar visível a borda dos objetos de texto em branco. O comando INSPECIONAR também pode ajudar a localizar entidades ocultas, como polilinhas de vértice único. Mude de uma guia de layout para a guia de modelo, volte e, em seguida, use o comando CONFIGPAG.
Localizar onde Você pode utilizar o botão Select Objects para fechar temporariamente a caixa de diálogo e criar ou modificar o conjunto de seleção. Fecha a caixa de diálogo temporariamente, para que você possa selecionar objetos no desenho. Pressione Enter para voltar para a caixa de diálogo.
Help
Se for localizada uma extremidade aberta, é desenhado um quadrado pequeno ao redor desse ponto e a direção do traço é revertida. Se for detectada outra extremidade aberta no mesmo lugar ao traçar em direção inversa, este é o lugar onde o contorno está aberto. Cada vez que o sistema parar, insira S e pressione Enter.
Help
Selecione objetos em um desenho (use CTRL-A para selecionar tudo) e digite OVERKILL na linha de comando. Clique em OK na janela de diálogo Excluir objetos duplicados, ajustando as configurações conforme desejado (em geral, as opções padrão são suficientes).
Você também pode efetuar múltiplas cópias ao manter pressionada a tecla Ctrl ao selecionar o primeiro ponto. Por exemplo, com o modo de alça Esticar, você pode esticar o objeto, por exemplo, uma linha e depois copiá-lo em qualquer ponto da área do desenho.
O nome do comando é “Offset” (atalho o). Tecle enter, Selecione o objeto e direcione para o lado que deseja copiar, Clique em qualquer ponto da tela.
O comando copy tem dois modos de funcionamento. As vezes acontece desses modos trocarem sem sabermos como e isso nos atrapalha a trabalhar. Se for o Multiple o modo ativo, o AutoCAD irá copiar os objetos várias vezes, até você sair do comando. ...
Para ativar o comando vá para a aba Home, painel Modify e clique no botão Rectangular Array. Agora basta selecionar o objeto que deseja gerar as cópias e pressionar Enter.
O comando Array permite organizar múltiplas cópias de um objeto ou grupo de objetos segundo um padrão retangular. O comando Array permite organizar múltiplas cópias de um objeto ou grupo de objetos segundo um padrão circular ou polar.
É possível editar as propriedades de Array, como o espaçamento ou o número de itens usando as alças na Array ou a paleta Propriedades....Para especificar a distância entre os objetos na Array em um caminho
O Array Path se assemelha muito com o Polar Array, mas ao invés de distribuir as cópias ao redor de um ponto central, as cópias acompanham um caminho (path). Para ativar o comando vá para aba Home, painel Modify e clique em Path Array. Selecione o objeto que deseja criar as cópias em seguida devemos indicar o caminho.
Temos duas opções. A primeira é ir na aba Views e dentro do painel palettes temos o ícone da linha de comando. Outra opção é manter o botão ctrl pressionado e apertar o número 9 (ctrl + 9). Ou até mesmo digitar commandline.
Procedimentos/Opções (Ferramenta Spline) Acesse o comando digitando spline ou spl seguido de Enter, ou no painel Draw > Spline. Specify first point or [Object]: selecione um ponto para começar a spline. Specify next point: selecione outro ponto.
Uma variável array em Java pode ser declarada como qualquer outra variável, acrescentando colchetes [] após o tipo de dados declarado. Arrays são objetos em Java. Assim, podemos descobrir seu tamanho usando o atributo length do objeto. Os elementos em um array são indexados a partir de zero.