deve-se calcular através da Análise Weibull. A confiabilidade é medida em função do tempo. Logo, todas as entradas de tempo devem usar a mesma unidade de medida (horas, dias, meses, anos, etc.). Para se calcular a confiabilidade de um item é necessário que se tenha o histórico de falhas daquele item.
O tempo de indisponibilidade (ou inatividade) reflete a eficiência e a velocidade do pessoal de manutenção, bem como sua experiência, nível de treinamento e também a manutenibilidade do equipamento ou sistema. A fórmula usada para calcular disponibilidade é: Disponibilidade é igual MTBF sobre MTBF mais MTTR vezes 100.
Para calculá-lo basta pegar a data e hora de entrega do pedido ao Cliente e subtrair a data e hora do momento em que o pedido foi recebido pela empresa, que gera a seguinte fórmula: OCT = (data / hora da entrega do pedido ao Cliente) – (data / hora de recebimento do pedido pela empresa).
O pedido perfeito é aquele entregue no lugar certo, no dia certo, à pessoa certa, na embalagem correta, em condições perfeitas e com a documentação necessária. Ou seja, é aquele que chega ao cliente sem qualquer pendência.
O termo “acuracidade” tem origem na palavra inglesa “accuracy” e traz em seu significado a ideia de precisão. Em Logística, significa ter informações exatas sobre os produtos estocados, ou seja, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no armazém físico.
Quais os 7 principais indicadores de desempenho logístico?
Portanto, OTIF é um indicador de desempenho logístico de entrega, que impacta diretamente na satisfação dos clientes. Vale ressaltar que um pedido pode ter sido entregue no prazo (on time), mas não estar completo (in full). Portanto, o OTIF é uma métrica que pode ser desmembrada em duas.