Como apurar PIS e COFINS no cumulativo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A base de cálculo das Contribuições ao PIS/PASEP e COFINS, com incidência não-cumulativa, tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
Qual dos regimes tributários abaixo não concede crédito de PIS para empresas do regime não cumulativo?
São excluídas da base de cálculo da contribuição ao PIS e da COFINS, no regime não-cumulativo, as seguintes receitas: Provenientes de operações de exportação. ... Decorrentes de vendas a empresa comercial exportadora com o fim específico de exportação. Isentas, não tributadas ou tributadas à alíquota zero.
Como calcular o COFINS não cumulativo?
O crédito da COFINS, no regime de incidência não cumulativo, será determinado mediante a aplicação da alíquota de 7,6% sobre o valor:
dos itens mencionados nos incisos I e II, adquiridos no mês;
os itens mencionados nos incisos III a V e IX, incorridos no mês;
Mais itens...•14 de jun. de 2020
Como são apurados os créditos de PIS Cofins no regime não cumulativo?
No caso do PIS e COFINS não cumulativo há créditos para o abatimento das comercializações anteriores. Esses créditos são descontados do valor pago ao Governo. Outros impostos já usam o regime não cumulativo, como é o caso do ICMS. As alíquotas do regime não cumulativo são de 1,65% para o PIS e 7,6% para o COFINS.
Quem pode optar pelo regime não cumulativo do PIS e COFINS?
As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no Lucro Real estão sujeitas à incidência não cumulativa, exceto: as instituições financeiras, as cooperativas de crédito, as pessoas jurídicas que tenham por objeto a securitização de ...