Veja como utilizar adequadamente “acerca”, “a cerca” e “há cerca”. Como são construções pronunciadas da mesma maneira, as pessoas podem se confundir ao escrever, mas é possível diferenciá-las. Para isso, observe sempre o contexto da frase.
Os dois termos se fazem presentes na língua portuguesa e estão certos. Independente do fato das pronúncias serem absolutamente idênticas, a cerca de e acerca possuem significados completamente distintos.
É uma expressão, ou seja, uma estrutura formada por duas palavras, por isso se escreve separadamente. Quando dá noção de distância, pode ser substituída por mais ou menos, aproximadamente ou perto de.
A cerca de é sinônimo de: perto de, a aproximadamente, próximo de, a mais ou menos, sensivelmente a, podendo ser substituído por essas expressões:
Esses termos trazem sentidos opostos e específicos a uma oração, por isso, não conseguem aparecer em um mesmo local, em uma determinada sentença. Porém, por causa da similaridade que existe no som das palavras, é feita extrema desordem no momento de desenvolver um texto.
A expressão há cerca de indica também que existe uma quantidade aproximada de pessoas ou objetos em algum lugar. O verbo haver pode ser substituído pelo verbo estar ou pelo verbo existir: há cerca de, estão cerca de, existem cerca de.
Há cerca de significa faz aproximadamente ou estão aproximadamente. Indica tempo decorrido e quantidade aproximada.
A palavra “acerca”, como já foi dito, pode realizar a função de advérbio. Ou seja, trata-se de uma palavra que altera um verbo, adjetivo ou outro advérbio. Na locução preposicional “acerca de”, significa “a respeito de”, sobre algum assunto. Além disso, esta palavra também pode aparecer como a conjugação do verbo transitivo “acercar” na terceira pessoa do singular que significa aproximar.
A cerca é uma expressão usada para indicar proximidade de algo. Como o termo anterior, “a cerca” geralmente aparece acompanhado por “de”, isto é, “a cerca de”.
A expressão a cerca também pode se referir à construção que protege e delimita um local, normalmente feita de madeira, arame ou outro material.
Em alguns casos, para que a frase fique mais clara para o leitor, podemos deixar subentendido o uso do artigo "a" e manter exposta somente a locução prepositiva "cerca de". Essa forma de expressão não altera o significado da sentença. Veja nos exemplos a seguir:
Enfim, apesar de possuírem semelhanças tanto na fala quanto na escrita, as palavras “acerca” ou “a cerca” possuem usos e significados distintos. Caso tenha se interessado, veja também a matéria sobre abaixo ou a baixo e aprenda mais sobre a língua portuguesa para arrasar no uso da linguagem!
Acerca é um advérbio presente na locução preposicional “acerca de” que significa “a respeito de”. Além disso, pode se referir à conjugação do verbo “acercar” na terceira pessoa do singular.
A expressão "a cerca de", redigida com separação do "a" e "cerca", representa uma ideia de distância, ou seja, traz sensação de proximidade, com relação de sentido que se assemelha ao advérbio “perto”.
Acerca de é sinônimo de: sobre, relativamente a, a respeito de, quanto a, com relação a, podendo ser substituído por essas expressões:
É uma expressão composta por duas palavras. A primeira delas é derivada do verbo haver, por isso inicia com a letra H. Quando indica tempo passado, pode ser substituída por faz aproximadamente, há aproximadamente ou faz mais ou menos.
A expressão "acerca" é considerada uma locução prepositiva. Sua classificação nasce da junção dos termos "a" e "cerca" que agem como preposição, correlacionando dois vocábulos em uma frase.
Acerca, escrito na forma em que "a" e "cerca" estão juntos em uma só palavra, tem função de advérbio. O vocábulo prega significado que demonstra a proximidade de algo. São exemplos:
Em algumas situações é possível eliminar a preposição a e manter apenas a locução prepositiva cerca de, permanecendo o mesmo significado (perto de, aproximadamente):
Portanto, a palavra “acerca” apresenta duas funções gramaticais distintas. Quando se encontra na locução preposicional “acerca de” indica que está se falando a respeito de algo tendo como siônimo algumas expressões: sobre, a respeito de, quanto a etc. Contudo, também pode aparecer como a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo “acercar” que significa se aproximar de algo. Alguns dos sinônimos deste verbo são: aproximar, chegar.
A expressão “a cerca” geralmente acompanha “de”, formando “a cerca de”. Este termo indica aproximação. Muitas vezes também aparece como “cerca de”.
O verbo haver (há) indica tempo decorrido, sem definir esse tempo com exatidão, apenas de forma aproximada. Como é um verbo impessoal, sem sujeito, deve ser conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular.