O Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,250 kg. Sua cor é alaranjada e é mais ou menos do tamanho da de basquete.
Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.
O goalball (também conhecido por golbol no Brasil) é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle.
Podemos adaptar a bola para o jogo goalball envolvendo a mesma em uma sacola plástica,pois assim que encostar no chão,fará um pequeno barulho.
Como funciona o futebol para cegos Para isso, é necessário tocar a bola entre os companheiros de equipe e chutá-la na baliza adversária. ... Os goleiros na partida de futebol de cinco têm visão total. Já os jogadores de linha não enxergam. Durante os jogos, os atletas utilizam venda nos olhos, com exceção do goleiro.
O goalball é um esporte criado exclusivamente para pessoas deficientes visuais. O jogo consiste em lançar a bola pelo chão, com a mão, na direção do gol adversário, enquanto o oponente tenta bloqueá-la com seu corpo. ... Este jogo é disputado geralmente em recintos fechados com piso de madeira polida ou sintético.
Quem pode praticar É permitida a participação de todo atleta B1, B2 e B3. E todos jogam vendados para ficarem em igualdade durante a partida.
A competição ocorreu no mesmo dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de Londres. As primeiras Paralimpíadas aconteceram em 1960, em Roma. Desde então, ocorrem a cada quatro anos. Os Jogos Paralímpicos de Inverno estrearam na Suécia em 1976 e também acontecem a cada quatro anos desde então.
As Paralimpíadas acontecem no mesmo ano que as Olimpíadas, começando, normalmente, duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos. Atualmente, existem diversos esportes que foram adaptados para que pessoas com os mais diferentes graus de deficiência física e sensorial possam participar.
1960
Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha, goalball e futebol de cinco.
Essas competições tinham como objetivo principal reabilitar os ex-combatentes, além de estimulá-los fisicamente e emocionalmente. Os primeiros jogos dessa natureza foram organizados num hospital londrino, no ano de 1948, voltado à recuperação de pessoas com lesões na medula óssea.
História dos jogos paraolímpicos Os jogos paraolímpicos foram realizados pela primeira vez em 1960, em Roma, na Itália, mas tem sua origem mesmo na Inglaterra. Tudo começou como uma forma de reabilitar militares feridos em guerra e o sucesso foi tão grande, que em 1976, mais de quarenta países já estavam participando.
Amizade, coragem, determinação, excelência, igualdade, inspiração e respeito.
Os valores olímpicos são: a amizade, a excelência e o respeito, enquanto os valores paralímpicos são: a determinação, a coragem, a igualdade e a inspiração.
O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida. A ideia é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras das arenas esportivas e influencie a vida de todos.
Os valores são sete, divididos entre olímpicos - amizade, respeito, excelência -, que inspiraram Coubertin na reorganização dos jogos, e paralímpicos - igualdade, inspiração, determinação e coragem -, acrescentados décadas depois. "Eles estão sob a ótica do esporte, mas são universais.
O Lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius", que em Latim significa "mais rápido, mais alto, mais forte", foi criado pelo Padre Henri Didon, amigo do Barão Pierre de Coubertin, e adotado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) em 1894.
Os principais valores são a cumplicidade dos atletas, o respeito entre eles, a amizade por que mesmo sendo rivais no esporte podem ser amigos na vida e a excelência tem tudo a ver com dar o melhor de si .
Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.
Qual o significado dos anéis olímpicos? Os anéis representam os cinco continentes (América, Europa, Ásia, África e Oceânia) e as cores utilizadas foram escolhidas por Pierre de Coubertin como sendo as que estão presentes em todas as bandeiras dos países existentes: azul, preto, vermelho, amarelo e verde.
O que é o Símbolo das Olimpíadas: Símbolo das Olimpíadas é formado por um conjunto de cinco anéis coloridos (azul, preto, vermelho, amarelo e verde), entrelaçados e dispostos sobre um fundo branco. Esta imagem simboliza a união dos continentes em prol do esporte. ... Saiba mais sobre o significado dos Jogos Olímpicos.
Além dos anéis, outros símbolos que representam as Olimpíadas são a tocha e o lema. A origem da Tocha Olímpica é a Grécia Antiga, em que o fogo era aceso no início da competição e mantido durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.