Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).
A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: - Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.
O que fazer: após a atividade física intensa, é recomendado repousar, pois assim a respiração volta ao normal aos poucos. Além disso, é importante continuar a praticar a atividade, pois dessa forma a pessoa ganha condicionamento físico e não apresenta respiração ofegante e fadiga com tanta facilidade.
Dicas para melhorar a resistência
Respiração diafragmática Para fazer, fique na cadeira mesmo, em posição confortável. Coloque a mão no abdômen e, ao inspirar, sinta a mão ser levada para fora. Faça isso até os pulmões se encherem de ar, depois solte. Isso induz a um estado de relaxamento.
O sedentarismo faz minguar as estruturas e funções orgânicas levando aqueles que não se exercitam a atrofias orgânicas e deficiências funcionais. Não "mexer o corpo" ao longo da rotina contribui, por exemplo, para a demora na detecção da falta de ar.
Sentir falta de ar na gravidez é normal, desde que não haja outros sintomas envolvidos. Isso ocorre porque, com o crescimento do bebê, o diafragma e os pulmões vão sendo comprimidos e a capacidade de expansão da caixa torácica fica diminuída, gerando a sensação de falta de ar.
Se for cansaço físico, a gestante precisará repousar. Também pode acontecer do bebê se alojar na parte superior da barriga da gestante, o que aumenta ainda mais a sensação incômoda. Nesse caso, a falta de ar só vai melhorar por volta da 36ª semana de gestação.
A gestante pode realizar uma lavagem nasal, feita com soro fisiológico. O soro fisiológico pode ser encontrado em qualquer farmácia, e é composto de soluções salinas, que não oferecem riscos à saúde do feto.
Apesar de esse inchaço ser quase inevitável durante a gestação, é possível, por meio de auto drenagem, aliviá-lo e melhorar o aspecto da face, deixando-a serena e luminosa.
Por isso, antes de utilizar algum descongestionante, existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a desentupir o nariz, como: