Quem disse que Goiânia não tem mar? Goiás pode até não ter mar, mas têm praias que atraem milhares de turistas todos os anos, e não é só em temporada de férias, não. Algumas já são bastante populares, como as praias do Cerrado e do Araguaia, outras nem tanto como as praias do Foguete e Quarto Crescente.
Estado do Amapá completa 25 anos de criação.
Com o objetivo de possibilitar o crescimento econômico, em 1943, o governo federal desassociou o Amapá do Pará, transformando-o em território federal. No entanto, somente com a Constituição de 1988, o Amapá se tornou um Estado e a cidade de Macapá escolhida como capital.
13 de setembro de 1943
4 de fevereiro de 1758
A vila de Nova Mazagão - hoje Mazagão Velho, que fica a aproximadamente 70 quilômetros da capital, Macapá - foi fundada em 23 de janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I.
Por ser a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, é carinhosamente apelidada de “cidade do meio mundo“. É por isso que, por lá, está localizado o monumento do “Marco Zero”, delimitando a linha imaginária que divide a terra entre dois hemisférios.
Amapá
As melhores atrações para visitar em Macapá são:
Central
A Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano, por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de 61 bairros em Macapá.
O local onde o cientista francês Charles-Marie de La Condamine determinou a (mais ou menos) precisa localização do Equador está agora marcado por um grande monumento: La Mitad del Mundo, o centro do mundo.
Atualmente o Marco Zero da Linha do Equador conta com um Monumento que foi construído para registrar a evidência geográfica da Linha do Equador, exibindo um obelisco que é representado por um relógio solar. O Monumento encontra-se no Parque do Meio Mundo e está localizado a 5 km do centro da cidade de Macapá.
Macapá
Marco zero pode ser entendido como o centro geográfico de um município, a partir do qual todas as medições de distâncias relativas a ele são estabelecidas, e também como o local onde a cidade teve origem.
O Marco Zero, na Praça Rio Branco, é conhecido como local de fundação da cidade do Recife e também como ponto inicial de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade. O lugar é um dos pontos mais importantes na capital Pernambucana, pois é também uma região de forte movimento durante o Carnaval.
“Aqui começa o mundo” Mas na verdade, ela é o nome de um painel, pintado pelo próprio Cícero em 1928, que faz referência às memórias afetivas da cidade que deixou ainda muito moço pra se instalar em Paris.
A Praça Rio Branco, também conhecida como Marco Zero, é um espaço público localizado no bairro do Recife da cidade homônima, capital de Pernambuco. O local fica próximo ao Porto do Recife e abriga o Marco Zero da cidade do Recife (instalado em 31 de janeiro de 1938, pelo Automóvel Clube de Pernambuco).
A sugestão para a criação do Marco Zero da cidade de São Paulo veio em 1921 através de Américo R. Netto, jornalista e membro da Associação Paulista de Boas Estradas. Para a execução do projeto, Américo indicou Jean Gabriel Villin, escultor de origem francesa.
O atual Marco Zero de São Paulo, localizado em frente à Catedral da Sé, completa 85 anos nesta quarta-feira (18). O monumento é a referência na marcação do início da numeração das ruas da cidade e das rodovias estaduais. A estrutura hexagonal é o quarto marco zero de São Paulo.
Situado na atual praça Pascoal Moreira Cabral, foi determinado por Marechal Cândido Rondon, em 1909, o correto ponto do centro geodésico já foi contestado, mas cálculos feitos pelo Exército Brasileiro confirmaram as coordenadas do marco calculadas por Rondon.
O Centro Geodésico é um Ponto Equidistante entre o Atlântico e o Pacífico, ou seja, o "Centro" (o meio) ou o "Coração da América do Sul."
Marco Zero da fundação da Cidade do Rio de Janeiro, está localizado na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Foi implantado por Estácio de Sá, em 1565, entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. Encontre este Pin e muitos outros na pasta RIO DE JANEIRO - BRASIL de SIDNEY CRUZ.