crossorigin="anonymous">
O complexo respiratório felino (CRF) refere-se à apresentação aguda característica de doença contagiosa respiratória ou ocular causada por um ou múltiplos patógenos.
Não há um medicamento específico para a doença. O médico-veterinário vai avaliar o quadro e indicar fármacos que controlam os sinais clínicos da calicivirose felina. Assim, podemos dizer que se trata de um tratamento de suporte. No geral, os profissionais prescrevem antibióticos e antitérmicos.
Embora o aparecimento da gripe em gatos seja mais comum em animais jovens, ela pode acometer felinos de qualquer idade. No geral, quando a doença é causada pelo calicivírus, ela tem duração aproximada de uma a duas semanas. Já no caso do herpesvírus, o ciclo da doença é maior e varia entre duas e quatro semanas.
Ajudar o gato a expulsar as bolas de pelo
Se notar que seu gato vem eliminando bolas de pelo com frequência, procure um veterinário. Ele poderá recomendar rações, petiscos e até pastas direcionadas, feitas especialmente para a prevenção do tricobezoar.
Retirando o objeto
Uma boa maneira de ajudá-lo é oferecer Grama Valeriana, Malta ou Nepeta Cataria, mais conhecida como erva do gato. O mercado oferece petiscos e pastas que auxiliam na eliminação de bola de pelos em gatos.
Siga estes passos:
As bolas de pelo formam o que chama-se de tricobezoar, que são formados por, além da bola de pelo, secreções gástricas, isto é o que o gato costuma vomitar. Esse pode parecer um problema maior para os gatos de pelagem média ou longa, mas também atinge gatos de pelo curto, embora com menos frequência.
No entanto, se o seu gato tenta, tenta, e não consegue eliminar a bola de pelo, fique esperto. Se mais de um dia se passa e ele continua tentando vomitar sem conseguir, é hora de intervir, e talvez até correr pro veterinário.
Aqui estão alguns sinais que podem indicar que um gato está engasgado:
Quando o gato tosse como se estivesse engasgado, pode ser que algo esteja obstruindo sua garganta. Fique atento aos sintomas e leve-o ao veterinário o mais rápido possível ao notar qualquer sinal que ele esteja ficando com falta de ar.
Ver um gato tossindo não é comum. Isso porque os felinos são animais estoicos, ou seja, não demonstram quando estão sentindo alguma dor ou incômodo. Apesar de ser raro, o gato com tosse pode significar muitas coisas: doenças respiratórias, problemas cardíacos ou alergias são algumas das causas mais comuns.
Para isso, abra a boca do cachorro, apertando delicadamente a articulação da mandíbula, de forma a tentar enxergar o que está na garganta do peludo. Tente colocar a língua dele de lado e use uma lanterna, para ajudar a visualização. Caso consiga, tente retirar o objeto, com a mão mesmo.
Sinais de um gato doente
Já quando o assunto é saúde, diversas doenças costumam ser associadas a esses pets, como é o caso da toxoplasmose. Causada pelo parasita Toxoplasma gondii, trata-se uma zoonose que dificilmente é transmitida diretamente dos gatos para as pessoas. Ainda assim, ela é uma importante causa de abandono dos bichanos.
Toxoplasmose, ou “Doença do Gato”, (CID 10 B58. 8) é uma doença infecciosa causada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Pode causar sintomas semelhantes aos da gripe em algumas pessoas e até infectar o cérebro.
Quais são as principais doenças de pele em cães e gatos?