O tratamento das intoxicações por organofosforados baseia-se principalmente no uso da atropina, antídoto sintomático e, com menor freqüência, das oximas, antídotos específicos que reativam as colinesterases.
A medida específica para esse tipo de intoxicação é administração do sulfato de atropina em doses suficientes para o controle dos sinais muscarínicos(2).
O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.
Organofosforados e carbamatos são compostos utilizados no controle de parasitas em animais e podem gerar resíduos nos produtos alimentícios derivados, representando um risco para o consumidor.
Os inseticidas organofosforados e carbamatos são absorvidos pelo organismo, pelas vias oral, respiratória e cutânea. A absorção por via oral ocorre nas intoxicações agudas aciden- tais, nas tentativas de suicídio, sendo, portanto, a principal via implicada nos casos atendi- dos nos serviços de emergência.
Descoberto em 1947, o grupo dos carbamatos inclui os ingredientes ativos carbosulfan, metomil, tiodicarbe e carbofuran, utilizados em diversas culturas agrícolas. Alguns carbamatos são sitêmicos e podem ser aplicados no solo ou via tratamento de sementes./span>
Carbamatos, também chamados de Uretanos, são compostos orgânicos derivados do ácido carbâmico (compostos nitrogenados) com ação anticolinesterásica, ou seja, capaz de inibir de forma reversível a ação da enzima Acetilcolinesterase (AchE), responsável pela a degradação da acetilcolina (uma molécula neurotransmissora) ...
Os organofosforados e carbamatos atuam ligando-se à enzima Anticolinesterase inibindo sua ação resultando em acúmulo de Acetilcolina na sinapse causando hiperexcitabilidade devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos: incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso ...
Tipos de pesticidas
Os praguicidas são substâncias tóxicas criadas para matar ou repelir pragas. Além de serem nocivos às pragas, podem causar sintomas nos humanos, incluindo náuseas, dores de cabeça, alergia na pele e tonturas.
Na nova classificação (GHS), há cinco categorias toxicológicas, identificadas por faixas coloridas, com pitogramas, imagens e palavras de advertência: 1) extremamente tóxico (vermelha/perigo), 2) altamente tóxico (vermelho/perigo), 3) moderadamente tóxico (amarelo/perigo), 4) pouco tóxico (azul/cuidado) e 5) improvável .../span>
Definição e Classificação dos Agrotóxicos
Agrotóxicos e afins são os produtos e os componentes de processos físicos, químicos ou biológicos destinados ao uso no setor de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas ou implantadas e de outros ecossistemas e também em ambientes urbano, hídricos e ...
Agrotóxicos, também conhecidos como agroquímicos, são largamente utilizados em monoculturas como forma de conter doenças e pragas nas produções agrícolas. ... São também conhecidos como defensivos agrícolas, agroquímicos e pesticidas.
Dependendo do tipo de agrotóxico ingerido pelo homem, ele pode sofrer graves danos de saúde e até mesmo morrer. Entre os problemas mais recorrentes estão as lesões nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode acarretar inúmeros problemas para o meio ambiente, contaminando o ar, a água, o solo causando a morte de animais e plantas. Estas substâncias podem deslocar-se no ambiente através dos ventos e da água da chuva para locais distantes de onde foram aplicados.
Deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes, estrago na paisagem, doenças, entre outros./span>
Pode-se afirmar que as plantas ficam impróprias para o consumo devido ao alto teor de agrotóxicos absorvidos. ... Dessa forma, muitas plantas acabam absorvendo estes compostos artificiais, o que é incorporado pelos vegetais e futuramente absorvido em nosso organismo, podendo trazer sérios riscos à saúde./span>