O forame redondo envolve a divisão maxilar do nervo trigêmeo (NC V/II). O forame oval abriga a divisão mandibular do nervo trigêmeo (NC V/III), a artéria meníngea acessória, o nervo petroso inferior e a veia emissária.
Forâmen ou forame (do latim foramen,ĭnis: 'abertura, saída, porta'), em anatomia, é qualquer abertura para passagem de músculos, vasos, artérias, veias e outras estruturas, através de ossos ou entre ligamentos, permitindo a conexão de uma parte do corpo a outra. Exemplos: Forame cego. ... Forame oval.
Em uma vértebra típica, o forâmen vertebral é a abertura formada pelo segmento anterior do corpo da vértebra e a parte posterior, o arco da vértebra. ... O forame vertebral começa na vértebra cervical 1 (C1 ou atlas) e continua até a porção inferior da vértebra lombar 5 (L5).
É o maior dos forâmens do crânio e comunica a cavidade craniana com o canal vertebral. Por ele passam os nervos acessórios, o bulbo raquidiano e suas membranas, as artérias vertebrais, as artérias espinhais anteriores e posteriores, a membrana tectória e os ligamentos alares.
Orifício ou buraco de um órgão ou de uma estrutura anatómica.
As maxilas, são ossos pares, mas que estão unidas na linha mediana pela sutura intermaxilar. São ossos pneumáticos, que possuem seios, os seios maxilares. Quando as maxilas se unem, formam o limite lateral e inferior da abertura piriforme, que dá acesso à cavidade nasal.
Osso nasal. Os ossos nasais são dois ossos pequenos e simétricos da face (crânio), que constituem a ponte do nariz. Seus limites superiores e corpos formam a ponte do nariz (glabela). Os limites inferiores se conectam com a cartilagem nasal para formar a margem superior da abertura nasal.
Ossos irregulares São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. Exemplos: Vértebras e calcâneo.
Eles localizam-se na cabeça. São eles: o osso frontal, o maxilar superior, o etmoide, o esfenoide e o osso temporal. Estes ossos têm cavidades (sulcos) com mucosa (que, se inflamada, causa sinusite).
No uso comum, a perna humana é o membro inferior do corpo humano, desde o quadril até o tornozelo, incluindo a coxa, os joelhos e as panturrilhas. O maior osso do corpo humano, o fêmur, está localizado na perna. Na anatomia humana, a perna é a parte do membro inferior que fica entre o joelho e o tornozelo.