Objetivo Geral: Possibilitar o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes. Objetivos Específicos: ... Ampliar a percepção da criança de sua autonomia em momentos de higiene para o bem-estar do nosso corpo e saúde.
Deitar a criança na folha e fazer o contorno dela com pincel atômico. Colocar o nome. Após terminar – pedir que cada criança olhe para seu desenho e digam o que tem de diferente dos coleguinhas, depois pergunte o que tem igual. Explicar que todos temos as partes do corpo, pernas, pés, mãos, dois ouvidos, um nariz etc…
O CORPO HUMANO O nosso corpo é dividido por três partes: cabeça, tronco e membros; Cabeça - é formada pelo crânio e pela face.
Os membros são as partes do nosso corpo que ajudam a gente a se mover, a correr, a pular, a brincar. Nós temos os membros superiores, que são os braços e as mãos. Eles ficam mais perto da parte de cima do nosso corpo, perto do peito e da barriga. E temos também temos os membros inferiores, que são as pernas e os pés.
E as doenças cardíacas, por sua vez, também podem manifestar emoções, tais como medo, ansiedade e depressão, revelando que a interação entre coração e mente é recíproca. Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções.
Atualmente a relação cérebro-coração já é demonstrada através de estudos que comprovam o comprometimento da função cerebral concomitante à cardiopatia. Acidente cerebrovascular e ataque isquêmico transitório são frequentemente causados por arritmia cardíaca e/ou infarto cardíaco congestivo.
O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial, e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.
Batimentos cardíacos Sístole: Movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo; Diástole: Movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.
A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
Os sons cardíacos, ou bulhas, são as vozes acústicas (som) geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos.