O bom funcionamento de um produto é caracterizado pela qualidade de execuções das funções para as quais o mesmo foi projetado e desenvolvido. ... Enfim, confiabilidade é uma medida da capacidade de um produto funcionar bem durante um período de tempo especificado, sob condições de uso pré-estabelecidas.
O que é Confiabilidade? De acordo com a NBR-5462, confiabilidade é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo. Nota: O termo “confiabilidade” é usado como uma medida de desempenho de confiabilidade.
A função de taxa de falha é a taxa instantânea de falha em um determinado tempo. ... Indica que os itens têm mais probabilidade de falhar com o tempo. Por exemplo, diversos itens mecânicos que são propensos ao estresse ou fadiga têm um risco aumentado de falha durante a vida útil do produto.
Resumo: A confiabilidade humana é uma ciência aplicada em vários segmentos da indústria, que analisa o erro humano e seu impacto sobre indicadores de produtividade, segurança e qualidade, além de estabelecer estratégias para prevenir, mitigar ou eliminar erros.
A metodologia para realização da análise de falhas obedece sete fases:
As ferramentas de análise de falhas:
Falhas no processo da indústria: como identificar e solucionar
Entre os profissionais de manutenção e as atividades realizadas no setor, o conceito de falha pode ser definido pela incapacidade de um ativo em desempenhar a sua função. Enquanto a quebra é caracterizada como um estado, a falha é um evento.
Falha: É um comportamento inesperado do software. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros, mas alguns erros podem nunca causar uma falha. ... O defeito é a causa de um erro, porém se uma linha de código que contém o defeito nunca executar, o defeito não vai provocar um erro.
A Falha Potencial é o momento em que a falha nasce no ativo. Ela ainda é uma falha em estágio inicial, ela não compromete por completo o funcionamento do equipamento, mas diminui sua performance a cada minuto que se passa.
Objetivo da curva de desempenho A construção de uma curva de desempenho do dispositivo de medição (GPC, do inglês Gage Performance Curve) tem como objetivo ilustrar como varia a probabilidade de aceitação (Pa) de uma peça em função do seu valor de referência (VR).