Everardo Rocha, explica em linguagem clara que o Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Resposta. Etnocentrismo: É uma ação quando um indivíduo(ou grupo de indivíduos) menospreza a cultura de outra pessoa(ou grupo), em detrimento de achar que sua grupo, cultura e nação é superior.
O etnocentrismo pode ser definido como sendo a visão de mundo demonstrada por indivíduos que consideram seu grupo étnico ou sua cultura como melhor e o centro de tudo. ... e) Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e os valores de sua própria cultura como sendo melhores que das outras culturas.
Em relação ao conceito de etnocentrismo, é CORRETO afirmar: ... O etnocentrismo é um fenômeno estritamente local e apenas se manifesta quando culturas tec-nicamente mais frágeis entram em contato com outras culturas dominantes, que se encontram territorialmente mais próximas.
Resposta. Explicação: Euronctrismo é a influência política, econômica, social, cultural etc. ... Etnocentrismo é a visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
A aculturação é um conceito antropológico e sociológico que está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas. ... Como exemplo, podemos citar a fusão entre a cultura grega e romana que gerou a cultura greco-romana.
o termo aculturação designa um processo pela qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contato contínuo entre si, originam mudanças importantes numa delas ou em ambas.
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. ... Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa. Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.
O costume de se alimentar com peixes, frutos do mar e carne de caça também é uma herança indígena. ... As frutas, como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti, eram muito consumidas por esses povos. Outros alimentos de origem indígena são o milho, palmito, batata e inhame.
Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
Resposta. Resposta 1- As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa (antes da chegada dos portugueses aqui era falado tupi-guarani).
Herança cultural dos índios brasileiros Dessa forma, a arte indígena brasileira guarda aspectos individuais de cada tribo. Ela está expressa na pintura corporal do índio, nas plumagens que eles usam sobre a cabeça, na arte em cerâmica, nas cestarias feitas de palhas, nas máscaras e até mesmo nas danças e rituais.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. ... Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa.
Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o amendoim, o mamão, a abóbora e o feijão.