Inútil; sobejo. 4. Aquilo que excede o que é necessário.
Honra Subjetiva: é o valor que a pessoa dá a si mesma. Ou seja, é o quanto a pessoa acha que ela é valiosa, honrada, pura. Trata-se da honra interior da pessoa; Honra Objetiva: Esse tipo de honra é formada através dos valores que as pessoas atribuem ao outro.
A doutrina divide em duas as espécies de honra: a honra objetiva e a subjetiva. A honra objetiva está relacionada ao que os outros pensam do indivíduo, é a reputação; e a honra subjetiva é o sentimento de amor próprio do ser, como o indivíduo se considera perante si mesmo.
Conjunto de atributos morais, físicos e intelectuais da pessoa, que lhe conferem auto-estima e reputação. Quando tratamos de auto-estima, falamos de honra subjetiva. A reputação está relacionada com a honra objetiva. Honra objetiva pode ser compreendida como o juízo que terceiros fazem acerca dos atributos de alguém.
11, dispondo que “toda pessoa tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade”. ... É o que a doutrina costuma dividir em honra subjetiva, que trata do próprio juízo valorativo que a pessoa faz de si mesmo e honra objetiva, que diz respeito à reputação que a coletividade dedica a alguém.