A larva migrans cutânea, conhecida popularmente como bicho-geográfico, é causada pela penetração de larvas de parasitas intestinais de cães e gatos na pele humana, principalmente o Ancylostoma brasiliensis.
Esse parasita é eliminado nas fezes desses animais e a larva fica presente no solo, sendo possível entrar na pele das pessoas, principalmente pelos pés, através de pequenos cortes ou ferimentos.
Meu filho está com bicho geográfico no pé, posso furar com a agulha antes de passar a pomada? Meu filho está com bicho geográfico no pé, posso furar com a agulha antes de passar a pomada? Não tem esta necessidade e pode causar infecção.
Confira alguns sintomas que você pode confundir com qualquer outro tipo de problema, mas que são bem comuns quando há presença de ácaros no colchão:
Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas nos seres humanos (rinite, asma alérgica e dermatite atópica). Eles sobrevivem bem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de camas e adoram lugares úmidos.
Ácaros gostam de ambientes secos ou úmidos, por isso o colchão tende a ser seu local preferido, pois é onde se deposita o calor do corpo e a umidade da pele, além de ser “protegido” com lençóis, cobertores e fronhas - roupas de cama que garantem que a área fique escura, ou seja, ideal para o seu desenvolvimento.
Receita simples: spray contra ácaros ½ copo de água destilada; ½ copo de álcool; 30 gotas de algum óleo de essência de sua preferência para dar um bom aroma. Misture tudo e borrife em móveis e armários.
Alergia aos ácaros - tratamento Os medicamentos ou remédios anti-alérgicos mais utilizados incluem os conhecidos anti-histamínicos. Mas para tratar a rinite pode ser necessária aplicação de sprays nasais, e para a asma a utilização de inaladores.
Coceira e espirros Os medicamentos anti-histamínicos geralmente são úteis, mas devem ser prescritos por seu médico. Um banho quente ou inalação podem umidificar a mucosa nasal e ajudar a aliviar esse sintoma de rinite alérgica.