O PPA é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos de Governo e os programas governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação para um período de quatro anos, a vigorar a partir do 2º ano do governo eleito.
O PPA, com vigência de quatro anos, tem como função estabelecer as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. ... Já a LOA tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro.
O PPA deverá ser elaborado no primeiro ano de governo e encaminhado até 31 de agosto, contemplando as ações governamentais, desdobradas em programas e metas.
O Plano Plurianual – PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.
O planejamento estratégico orienta o desenvolvimento dos planejamentos organizacional, tático e operacional. O planejamento estratégico funciona como guia para a elaboração dos planos táticos e operacionais. O planejamento estratégico permite a obtenção de melhores resultados operacionais.
Idealizado pelo economista chileno Carlos Matus, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma ferramenta para ajudar o gestor público a planejar soluções para problemas públicos contemporâneos planejando o futuro, considerando várias possibilidades e adquirindo conhecimentos para a solução do problema.
Para a Gestão Pública, o planejamento estratégico é essencial de modo a combater o clientelismo e a corrupção, otimizar e melhorar as ações dos gestores e fortalecer a descentralização e o trabalho em grupo. ...
Idealizado e desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus no início da década de 1970, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia criada, inicialmente, para lidar enfrentando os desafios da administração pública.
Para estruturar um planejamento estratégico situacional, o método consiste na análise de quatro diferentes momentos: