Múltiplas cidadanias além da árvore genealógica A lei brasileira ainda prevê a dupla ou múltipla cidadania além dos laços consanguíneos. O brasileiro também pode requerer cidadania caso isto seja obrigatório como condição de permanência no território que se encontra ou como condição para o exercício de direitos civis.
Esse direito se dá, por exemplo, quando um avô ou bisavô emigrou de seu país para o Brasil. Nesse caso, você deverá buscar informações sobre sua ascendência familiar, tentando descobrir se tem um antepassado estrangeiro, de qual nacionalidade e se essa nacionalidade permite o reconhecimento da cidadania.
Atualmente o processo de naturalização demora em média uns 6 meses, pelos é a promessa do Ministério da Justiça. No seu caso por ter mais de 15 anos como residente permanente, o seu processo é de naturalização extraordinária.
“A Certidão Negativa de Naturalização, a famosa CNN, é o documento que comprova que o italiano não adquiriu a cidadania brasileira. É uma certidão obrigatória para o processo de cidadania italiana e pode ser solicitada online no site do Ministério da Justiça.”
“Cada processo de reconhecimento da cidadania italiana tem o seu custo particular, já que cada documentação tem as suas necessidades e trajetórias diferentes. No Brasil o processo custará menos de R$ e na Itália aproximadamente R$ ”
Digite o número completo de algum documento de qualquer parte do processo, por exemplo (RG), (CPF) etc. Se o número do documento possuir letras, digite-as também, por exemplo . Não é necessário informar pontos, traços e barras.