O operador deverá abrir o navegador e acessar o site do Portal de Cadastros Nacionais: http://cartaonet.datasus.gov.br/e clicar no link “CADSUS WEB - MÓDULO CADASTRO” no menu à esquerda. No primeiro acesso pode aparecer uma mensagem sobre problema de certificação. Clique em “Continuar neste site.
Para cadastrar um novo operador, deve-se acessar o seguinte endereço: http://cartaonet.datasus.gov.br/operadores/cadweb.html. Depois de realizar o login, o administrador será direcionado para a lista de operadores do estabelecimento.
Para recuperar a senha da área restrita, deve-se acessar o endereço http://cnesadm.datasus.gov.br/cnesadm/login, e clicar em “esqueceu sua senha”, informando o CPF cadastrado. Será enviado nova senha ao e-mail cadastrado.
O CADSUS WEB é o sistema de cadastramento de Usuários do Sistema Único de Saúde. ... Permite a geração do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Para ter acesso a nova plataforma do CADSUS Web deverá executar as principais ações: • solicitar acesso a um estabelecimento de saúde; • solicitar acesso de perfil para este estabelecimento de saúde (Administrador, Operador, Consultador) e • solicitar acesso do seu computador para um estabelecimento de saúde vinculado.
Como imprimir o cartão do SUS?
A segunda via pode ser impressa em qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para isto, tenha em mãos seus documentos pessoais, CPF, RG e se dirija até uma destas unidades para novo credenciamento. Em poucos minutos o operador do sistema cadweb poderá realizar a impressão de um novo cartão para uso.
Para fazer o pré-cadastro e consultar o seu Cartão SUS, é preciso acessar o Portal de Saúde do Cidadão (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/). Também é possível baixar o aplicativo do Conecte SUS no seu celular por meio das plataformas da Play Store e App Store.
Dessa forma, o acesso ao documento é facilitado. Para fazer isso, toque no ícone indicado pela seta branca, exibido no canto superior direito da tela. Também é possível consultar o número do seu Cartão Nacional de Saúde na página da web do Conecte SUS [conectesus-paciente.saude.gov.br].
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios.
Como atualizar o cartão do SUS pela internet
Pacientes com cartão do SUS que não iniciam a identificação com o número 7 deverão providenciar a atualização do documento. A atualização é necessária, pois com as mudanças realizadas pelo Ministério da Saúde, todos os cartões devem iniciar com o número 7.
Requisitos / Documentação necessária:
Ao perder ou em caso de danos no cartão SUS, o paciente pode solicitar uma 2ª via em qualquer unidade de saúde próxima de sua residência. É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF. Para solicitar pela internet, o paciente deve acessar o portal do cidadão.
Para fazer o recadastramento basta se dirigir até a UBS mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, portando os originais dos documentos de Identidade (RG), CPF, comprovante de endereço, Cartão SUS (caso tenha) e preencher um formulário no local.
Para se ter acesso a todos os tipos de pesquisa de estabelecimento no site do CNES, o usuário deve clicar no menu "Acesso Rápido/Consultas", que abrirá as opções para consulta completa de estabelecimento e profissionais.
Ao perder ou em caso de danos no cartão SUS, o paciente pode solicitar uma 2ª via em qualquer unidade de saúde próxima de sua residência. É necessário levar algum documento pessoal de identificação, como RG, e também o CPF. Para solicitar pela internet, o paciente deve acessar o portal do cidadão.
Desde a última terça-feira (14/11) está disponível na internet o link para consulta da posição de espera de pacientes na fila no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), o paciente pode verificar sua posição na fila e a previsão de quando será atendido.