O cálice renal menor recebe urina dos ductos papilares de uma papila renal e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior, a urina drena para a grande cavidade chamada pelve renal e depois para fora, pelo ureter, até a bexiga urinária.
Em anatomia, cálice renal maior ou cálice maior é uma estrutura em forma de tubo, localizada no interior do seio renal, formada pela união das extremidades dos cálices menores. Cada rim possui cerca de 2 a 3 cálices maiores, que se unem através de suas extremidades para forma a pelve renal.
O rim esquerdo é discretamente maior e mais alto que o direito, mas estas diferenças de tamanho só têm importância quando a discrepância é significativa, ou seja, quando o rim direito tem 1,5 cm ou mais que o esquerdo ou 2,0 cm ou menos que ele.
Pelve extrarrenal: protrusão da pelve renal para fora do seio renal ( variação da normalidade).
A posição da pelve renal também é bastante variável. Classifica-se a pelve como intrarrenal quando há tecido renal abundante ao seu redor. Em contrapartida, a pelve é extrarrenal (Figuras 12C e 12D), mais comum, quando está realmente fora do hilo, sendo este ocupado apenas pelos infundíbulos calicinais.
Hidronefrose consiste na dilatação e distensão da pelve renal, habitualmente resultante de uma interrupção do fluxo de urina oriunda do rim.
O inchaço dos rins acontece principalmente pela obstrução no ureter que pode acontecer devido à presença de tumores, pedra nos rins, hiperplasia prostática benigna ou ser devido a malformações do sistema urinário, passando a ser denominada hidronefrose congênita.