O Sistema de Gestão Ambiental tem como objetivo promover uma maior compreensão, organização e planejamento das ações de uma empresa ou indústria, sobre os impactos dos seus produtos e serviços no meio ambiente.
Os elementos-chave, ou os princípios definidores de um Sistema de Gestão Ambiental baseados na NBR Série ISO 14001, através dos quais podem ser verificados os avanços de uma empresa em termos de sua relação com o meio ambiente, são: (1) Política ambiental; (2) Planejamento; (3) Implementação e operação; (4) Verificação ...
O Sistema de Gestão Ambiental - SGA é uma estrutura organizacional que auxilia a empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.
Elementos da norma SGA - ISO 14001 - Gestão ambiental
Objetivos ambientais podem ser “reduzir o uso de água”, “reduzir o descarte de resíduos sólidos” ou “melhorar a eficiência energética”. Metas ambientais são medidas de desempenho que estão definidas para atingir um determinado objetivo.
A certificação ISO 14001 garante a empresa aumentar sua visibilidade no mercado e a fortalecer sua credibilidade aos clientes e fornecedores. E a Norma também facilita a possibilidade de exportação e evita multas ambientais. Ainda, o cumprimento da norma auxilia na obtenção de melhores financiamentos.
Já um Sistema de Gestão Ambiental baseado na ISO 14001 é uma ferramenta de gestão que possibilita a uma organização de qualquer dimensão ou tipo controlar o impacto das suas atividades no ambiente. ... Crê-se que a origem da série ISO 14000 se deu em 1972 em Estocolmo na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano.
A idéia do ISO 14000 surgiu das discussões de desenvolvimento sustentável durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como ECO 92. ... A idéia central dos Sistemas de Gestão Ambiental é usar menos para produzir mais e com melhor qualidade.
Em 1946, mais de 25 países se reuniram no Instituto de Engenheiros Civis de Londres para criar uma nova organização internacional, cujo objetivo era “facilitar a coordenação e unificação internacional dos padrões industriais”. A palavra ISO, por sua vez, é derivada do grego ISOS, que significa “igual”.
23 de fevereiro de 1947, Londres, Reino Unido
Essa organização internacional trata-se uma entidade não governamental, essa nova organização iniciou suas atividades oficialmente em 23 de fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Suíça, hoje presente em cerca de 161 países, no Brasil é representada pela ABNT “Associação Brasileira de Normas Técnicas”.
19 de março de 1987
23 de fevereiro de 1947
ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947 em Londres e depois transferida em 1949 para Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A ISO 9000 faz parte de um conjunto de normas técnicas que estabelecem diretrizes e padrões para criação de um sistema de gestão da qualidade. Ele é formado pelas normas 9001, 9004 e 19011 cujo objetivo é otimizar os processos da gestão de qualidade de um produto ou serviço.
Para quem está com a dúvida, ISO é uma sigla para “International Organization for Standardization”, que significa Organização Internacional de Normalização. ... Mas, o que popularizou a organização no mundo empresarial foi a norma 9000, que aborda normas para sistemas de gestão e garantia de qualidade dentro de empresas.
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Entre as certificações de qualidade ISO 9000, estão: ISO 9001: traz orientações sobre a qualidade em todos os processos internos; ISO 9004: determina a conduta certa para o sucesso da empresa, baseada no Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 19011: contempla instruções para fazer auditorias de sistemas de gestão.
Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.