Uma das principais características da ética nietzschiana foi a crítica à moral judaico-cristã de sua época, uma moral de “fracos e escravos” focada no altruísmo e na compaixão, que impediria o homem de viver plenamente a vida e de se tornar um ubermensch, o homem além do homem, que cria seus próprios valores e se vê ...
A contribuição mais notável de Nietzsche para a ética consiste em sua autoproclamada “negação da moral”. ... Deste modo, ele nega tanto a autoridade quanto o valor da moral. É a articulação e defesa dessa postura imoralista que confere a Nietzsche um lugar de destaque na história da ética.
A ética é condição para que possamos viver e conviver em sociedade, respeitando o diferente e nos responsabilizando por nossas próprias escolhas. Deste modo, Sartre faz uma reflexão profunda sobre a liberdade humana, desde sua condição de existência até a suas conseqüências diretas sobre a vida do indivíduo.
Um dos conceitos que definem Bioética (“ética da vida”) é que esta é a ciência “que tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da intervenção do homem sobre a vida, identificar os valores de referência racionalmente proponíveis, denunciar os riscos das possíveis aplicações” (LEONE; PRIVITERA; CUNHA, 2001).