Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. ... Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).
verbo transitivo indireto e pronominal Demonstrar carinho por; oferecer amizade a; estimar: gostava dos amigos; o casal se gosta demais. Etimologia (origem da palavra gostar).
Indicativo
O verbo "gostar" é chamado transitivo direto porque ele tem objeto direto, já que seu complemento não tem preposição depois dele.
Resposta: O verbo chamar é transitivo direto e indireto, ou seja, Quem chama, chama alguém a/para algo. Por exemplo: – O padre chamava os fiéis para a missa.
Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.
Verbo intransitivo é o verbo que apresenta sentido completo, isto é, não precisa de complementos verbais - termos que completam o verbo por meio de preposição (objeto indireto) ou sem preposição (objeto direto).
Verbos que não precisam de complemento As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
de carinho. O verbo transitivo pode ser: a) Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. ... b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória.