EQST

Como Contabilizar Contrataço De Seguro?

Como contabilizar contratação de seguro?

A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

O que são despesas do exercício seguinte?

Despesa de exercício seguinte (AC) e Despesas de Exercícios Futuros (ANC): Representam despesas pagas antecipadamente que afetarão o resultado de exercícios seguintes, logo não se transformará em dinheiro e não pode ser utilizada para saldar dívidas (condição de ativo).

O que são as despesas antecipadas?

As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a períodos de competência subseqüentes. As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência.

São exemplos de despesas antecipadas?

Além do aluguel a vencer, também são consideradas despesas antecipadas:

  • Seguros a vencer;
  • Encargos financeiros antecipados;
  • Assinaturas e anuidades;
  • Juros sobre descontos de duplicatas.

Como contabilizar despesa antecipada de Seguros?

O seguro como despesa antecipada deve ser apropriado, mas para isso é preciso os valores da apólice....Portanto a forma correta de ser contabilizado é igual a qualquer outro seguro.

  1. Apropriação do valor total da apólice: ...
  2. Pagamento da parcela do seguro:

Como lançar adiantamento de clientes na contabilidade?

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

Como contabilizar despesas diferidas?

Despesas diferidas são aquelas que, embora incorridas no período de apuração, devam ser registradas em conta do ativo permanente, subgrupo diferido, para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros.

O que é uma receita diferida?

Receita diferida é a receita que a empresa ainda não reconheceu na DRE, mas já recebeu o pagamento. Assim, a companhia registra um passivo correspondente.

O que quer dizer diferido na contabilidade?

Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.

Como fazer lançamentos de ajuste na contabilidade?

Para colocar essas receitas e despesas no período correto, o contador registrará lançamentos contábeis de ajuste. Para este exemplo, o contador deverá registrar um valor de receita igual para cada um dos seis meses para refletir que a receita é recebida ao longo de todo o período.

Como é o lançamento contábil de ajuste de exercícios anteriores?

A conta de Ajustes de Exercícios Anteriores deve estar representada no Passivo Não Circulante e poderá receber tanto lançamentos a débito quanto a crédito, resumindo, ela será sempre a contrapartida da conta a ser ajustada. Ex: O balanço de 2016 foi fechado e a conta de Fornecedores importava em R$ 100,00.

Como fazer lançamento de ajuste de exercício anterior?

Os lançamentos contábeis dos ajustes a serem feitos, sejam de receitas ou despesas, terão como contrapartida a conta de “Ajustes de Exercícios Anteriores – PL”. Na sequência, esses valores serão transferidos para a conta de “Lucros ou Prejuízos Acumulados – PL”.

Como fazer ajuste no caixa?

Como fazer um ajuste de caixa

  1. Planejamento: deve preencher com o planejamento analítico do caixa que vai fazer o lançamento.
  2. Data: Período que ira realizar o lançamento do ajuste.
  3. Histórico: Motivo do lançamento, descrição que vai puxar nos relatórios, quanto mais detalhado melhor.
  4. Relatório será emitido da seguinte forma:

O que é ajuste de caixa?

O ajuste de caixa é utilizado para inserir novos valores, como por exemplo em momentos onde não tem troco e você precisa cadastrar esse valor para suprir essa necessidade.

O que fazer para diminuir o caixa na contabilidade?

Passo 1: Identificar os erros (esse talvez seja o principal desafio, passar um pente fino no caixa e ver tudo que está errado); Passo 2: Corrigir cada ativo e cada passivo que esteja errado (esses lançamentos são feitos contra o patrimônio líquido, já que dizem respeito a erros ocorridos em exercícios já encerrados);

O que são ajustes de exercícios anteriores?

2.

Quando usar a conta ajuste de exercícios anteriores?

Ajustes de exercícios anteriores

  1. Decorrentes de efeitos de mudança de critério contábil, ou.
  2. Decorrentes de retificação de erro imputável a determinado período anterior, e que não possam ser atribuídas a fatos subsequentes.

Como contabilizar parcelamento de exercícios anteriores?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Quais lançamentos contábeis influenciará na apuração do resultado do exercício?

Afinal, o que é a apuração do resultado do exercício?

  • a receita bruta das vendas de produtos e serviços, as deduções (descontos) das vendas, os abatimentos e os impostos;
  • a receita líquida das vendas de produtos e de serviços, o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados e o lucro bruto;

Como fazer a apuração do resultado do exercício na contabilidade?

  1. Passo 1: conhecer a Receita Operacional Líquida.
  2. Passo 2: conhecer o Resultado Operacional Bruto.
  3. Passo 3: conhecer o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
  4. Passo 4: conhecer o Lucro Líquido Antes das Participações.
  5. Passo 5: conhecer o Resultado Líquido do Exercício.

Como contabilizar o resultado do exercício?

CONTABILIZAÇÃO DE LUCRO No encerramento do exercício social, o resultado líquido final apurado pela pessoa jurídica, sendo positivo (lucro) é classificado no Patrimônio Líquido, em Lucros do Exercício. A partir desta conta haverá a destinação.

O que é a apuração do resultado do exercício?

Compreende-se como demonstração ou apuração do resultado do exercício (DRE) um modelo de demonstração contábil que permite o estudo e análise dos valores de receitas, custos e resultados obtidos, durante um período determinado.

O que é a apuração do resultado?

A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo.

Como se calcula uma DRE?

Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.
  8. (-) Despesas Financeiras.

O que é uma conta de resultado?

A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Dessa maneira, identificam se houve lucro ou prejuízo em determinado período do exercício das funções empresariais. ... São as receitas as responsáveis por aumentar os ativos ou minimizar os passivos de uma companhia.