Coronelismo: é um sistema político específico da 1° República, mas não existiu antes dessa fase e não vai existir depois dela. E o Clientelismo: indica uma relação entre figuras políticas que envolve determinadas trocas (favores), tais como :empregos, isenções e vantagens fiscais, em troca de apoios políticos e voto.
Por sua vez, o coronel apoiava o poder político estadual, que oferecia suporte ao Governo Federal. Em troca, o governo ao nível federal retribuia favores aos poderes estaduais, que faziam o mesmo aos coronéis, permitindo que estes bancassem a administração de seus currais eleitorais.
A comissão verificadora dos poderes foi um instrumento importante que o governo brasileiro usou na época da República das oligarquias, para reforçar a Política dos Governadores. Seu objetivo era reconhecer a legitimidade dos deputados eleitos em cada estado e excluir os que eram do grupo político da oposição.
Política do café com leite derivou-se da "Política dos Governadores" e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias paulista e mineira, executada na República Velha a partir da Presidência de Campos Sales (1898-1902), por presidentes civis fortemente influenciados pelo setor agrário dos estados de ...
A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais.
Esse fenômeno de alternância no poder logo recebeu a denominação de “política do café com leite”, exatamente porque o café representava a oligarquia paulista, e o leite, a mineira.
A origem da expressão política do café com leite advém do fato de que a política praticada no período conhecido como a Replica Velha era resultado da União dos estados de São Paulo e Minas Gerais, produtores respectivamente de café e leite. ... Era uma troca de poder político e econômico.
Essa expressão em Português significa que você é muito, muito ruim em algo, como uma atividade, esportes ou algo que muitas pessoas sabem fazer mas você não consegue. ...
As características da política Café com Leite eram o coronelismo, as fraudes eleitorais, o voto de cabresto e o acordo entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, que juntos controlavam o poder executivo federal.