médico legista
Neuza explica que a função de um técnico em necropsia é abrir um cadáver, mexer em todos os órgãos, retirá-los caso seja necessário e fechar o corpo. Enquanto isso, o médico legista ou patologista faz as análises para concluir o laudo e as causas da morte.
O que faz: o auxiliar de necropsia presta assistência ao médico legista durante uma autópsia. Entre as funções está também receber e registrar cadáveres, preparar a sala de autópsia, limpar os instrumentos necessários e preparar o corpo para o sepultamento.
O embalsamamento de um corpo é uma técnica de conservação avançada, com diversas etapas. Em primeiro lugar, o sangue do corpo é drenado, sendo substituído por formol. Depois, é feito o procedimento para remover todos os órgãos e vísceras. As cavidades recebem uma aplicação de formol e o corpo é reconstruído.
Tanatopraxia é o procedimento que consiste na preparação de um cadáver para o velório ou funeral, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares (e ou outros), a decomposição natural.
Praxitanatologia é o conjunto de técnicas de conservação de restos mortais. Sua finalidade são a descontaminação e a restauração da aparência da pessoa falecida. Esta é uma área em expansão para a Enfermagem, até mesmo como negócio.
Tanatopraxia: conserva o corpo por um período mais curto, entre 24 e 48 horas. As técnicas incluem cuidados com a estética do cadáver, mas também com a saúde pública durante o velório, para evitar disseminação de doenças.